Professores: já está na ALE-AM anunciado reajuste de 8% do governo
Abono das faltas e devolução de desconto dos servidores na greve serão feitos

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 06/06/2023 às 23:50 | Atualizado em: 07/06/2023 às 00:04
A mensagem do Governo do Amazonas de reajuste de 8% no salário dos professores já foi encaminhada à ALE-AM (Assembleia Legislativa) para apreciação.
O anúncio da medida foi feito na noite desta terça (6), dia seguinte, portanto, ao fracasso de acordo em audiência de conciliação na Justiça, ontem.
Os professores, via sindicato da categoria, o Sinteam, querem reajuste de 15,19%. Esse percentual foi oferecido pelo governo na terceira proposta de reajuste, mas teria sido rejeitado em assembleia, acusa o governador Wilson Lima.
Conforme definido na audiência, uma nova reunião das partes deve acontecer na próxima semana. Até lá, os professores disseram que manterão estado de greve, que significa que as aulas podem ser paralisadas a qualquer momento.
Na mensagem do governo consta ainda a concessão de regime complementar para secretários escolares e coordenadores distritais e regionais.
As progressões verticais para 2.225 professores e pedagogos serão por decreto, conforme o estado.
Leia mais
Acordo sobre reajuste de professores não sai em conciliação no TJ-AM
Reposição do descontado
Conforme o governo, já foi iniciado o processo de devolução dos valores descontados durante os dias de greve, que começou em 17 de maio. O retorno das aulas foi neste dia 5.
Conforme o governo, uma nova folha de pagamento já está preparando.
Foto: Ronaldo Siqueira/especial para o BNC Amazonas