Presidentes do Supremo e do STJ estão na fronteira do Amazonas
Os dois ministros do Judiciário foram participar de encontro com povos indÃgenas da região do Vale do Javari

Neuton Corrêa, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 22/08/2025 Ã s 07:15 | Atualizado em: 22/08/2025 Ã s 07:21
Os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luis Roberto Barroso, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, desembarcaram ontem à noite no Amazonas. O desembarque foi na cidade de Tabatinga (AM), alto rio Solimões, fronteira com a Colômbia.
Nesta sexta (22) eles partem para o Vale do Javari, no municÃpio de Atalaia do Norte, para reunião com povos indÃgenas da região.

O local é marcado por tesões provocadas por invasões a territórios indÃgenas, caça e pesca ilegais. Ali também são constantes ações de madeireiros e do tráfico de drogas.
O território ganhou olhar mais das autoridades do Judiciário com os assassinatos do jornalista britânico Dom Philips e do indigenista Bruno Pereira.
Leia mais
Vale do Javari: presidente do STF pede ações urgentes contra violência
Barroso segue roteiro da antecessora
No caso de Barroso, o roteiro que cumpre hoje é semelhante ao que sua antecessora Rosa Weber fez, antes de deixar a presidência do STF. Ela também veio ao Vale do Javari e depois deixou a Suprema Corte.
Luis Barroso Barroso ainda tem 38 dias como presidente do STF. Ele deixa a chefia do Poder no dia 29 de setembro. Vai ser substituÃdo por Edson Fachin.
A última fez que ele esteve no Amazonas foi em junho. Ele assistiu à primeira noite da disputa de Garantido e Caprichoso e viajou na manhã seguinte.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), desembargador, Jomar Fernandes, acompanha os magistrados. Jomar terá a companhia de outros magistrados das Comarcas de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte.
De acordo com Fernandes, a comitiva está agora pela manhã em Tabatinga. De lá seguem a uma aldeia no Vale do Javari e depois, a Atalaia do Norte, onde eles terão um encontro com uma ong chamada Unijava. E aà à tarde o ministro Barroso já retorna e o ministro Herman ficará para que amanhã.
Fotos: reprodução/rede social