Presidentes de Brasil e México reforçam laços após falas de Trump

Lula e Claudia Sheinbaum reafirmaram compromisso de cultivar relações produtivas com todos os países das Américas, incluindo a nova administração dos EUA

lula

Mariane Veiga

Publicado em: 23/01/2025 às 22:16 | Atualizado em: 23/01/2025 às 22:59

Após as falas polemicas do recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Lula da Silva (PT) telefonou nesta quinta-feira (23) para a presidente do México, Claudia Sheinbaum, para tratar de temas da agenda bilateral e regional.

Trump, que iniciou nesta semana seu segundo mandato, gerou polêmica ao ameaçar o México com tarifas sobre suas exportações, o que afeta a economia mexicana.

Já em relação ao Brasil, o magnata republicano afirmou que o país depende mais dos Estados Unidos do que o contrário. 

As declarações chamaram a atenção para a postura agressiva do americano nas relações exteriores, especialmente com vizinhos comerciais.

Leia mais

Boneco de Trump era surrado no México enquanto ele falava em expulsar imigrantes

Com isso, Lula e Sheinbaum reafirmaram o propósito de cultivar relações produtivas com todos os países das Américas, incluindo a nova administração dos Estados Unidos.

O objetivo é “manter a paz, fortalecer a democracia e promover o desenvolvimento da região”.

Os políticos ressaltaram a importância do fortalecimento de foros como a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e acordaram manter canais de contato regulares para ampliar a coordenação entre Brasil e México.

Lula ainda convidou a mandatária mexicana a realizar visita de Estado ao Brasil, a fim de dar impulso adicional ao relacionamento bilateral.

“Conversei com a Presidenta do México, @Claudiashein, para tratar de temas da agenda bilateral e regional. Reafirmamos o propósito de cultivar relações produtivas com todos os países das Américas, incluindo a nova administração dos Estados Unidos, a fim de manter a paz, fortalecer a democracia e promover o desenvolvimento da região”, publicou Lula na rede social X.

Com informações do Planalto 

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República