Presidente do Senado define data para CPI da fraude no INSS

Alcolumbre descartou a convocação de uma sessão exclusiva para a leitura e afirmou que a pauta da próxima sessão do Senado será divulgada sem incluir o requerimento

Mariane Veiga

Publicado em: 22/05/2025 às 18:45 | Atualizado em: 22/05/2025 às 18:49

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), informou nesta quinta-feira (22) que a leitura do requerimento para instalação da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investigará fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) será realizada no dia 17 de junho.

Alcolumbre descartou a convocação de uma sessão exclusiva para a leitura e afirmou que a pauta da próxima sessão do Senado será divulgada sem incluir o requerimento.

A leitura chegou a ser cogitada para o dia 24 de junho, mas a data foi considerada inviável por coincidir com as festividades de São João, que devem afetar a presença de parlamentares.

Leia mais

Senadora do PL não assina CPI do INSS para não atrapalhar cunhada

O pedido de abertura da CPMI foi protocolado no início de maio pela oposição e conta com o apoio de pelo menos 36 senadores e 223 deputados.

A comissão pretende apurar suspeitas de irregularidades no INSS durante o governo Lula (PT).

Apesar de a proposta partir da oposição, um dos signatários é o senador Fabiano Contarato (PT-ES), aliado do governo.

A participação do parlamentar gerou desconforto no Palácio do Planalto, que, segundo fontes, não foi consultado previamente.

Leia mais no UOL.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado