Por concertação, Omar Aziz e David Almeida se encontram hoje
Encontro dos dois, na casa do senador, poderá funcionar como um recado a seus aliados e bases.

Neuton Corrêa, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 22/01/2025 às 11:38 | Atualizado em: 22/01/2025 às 12:41
Potenciais candidatos a governador do Amazonas em 2026, em disputa que só há lugar para um, o senador Omar Aziz (PSD) e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), encontram-se na tarde deste dia 22 de janeiro, na capital, para abraços e conversa.
O encontro ocorre em meio a agitações de aliados dos políticos para que eles antecipem essa possível disputa eleitoral para agora.
Entre aliados de Almeida, por exemplo, há quem defenda que ele tem força política e o recall das eleições de 2024 para encarar uma candidatura a governador.
Esses aliados, conforme propagam, têm pesquisas eleitorais de consumo interno que mostram o prefeito com forte apoio na capital e municípios da região metropolitana.
Por outro lado, Aziz, também mirando volta ao Governo do Estado, começou a se movimentar mais cedo que Almeida.
O senador, líder do PSD no Congresso e do presidente Lula da Silva (PT) no Amazonas, faz reuniões com lideranças do interior do estado, fechou um fim de ano de entrevistas e agenda para depois do carnaval uma série de viagens por todos os 61 municípios, uma espécie de “caravana das águas”.
Aziz tem um forte capital político em todo o interior do Amazonas. Não é à toa que todos os prefeitos eleitos no ano passado foi sob seu apoio. Inclusive, o próprio Almeida em Manaus.
Mais que isso: muitos dos que não ganharam também receberam apoio do parlamentar.
Nesse sentido, um confronto entre eles seria inevitável.
Leia mais
Disputa David Almeida x Omar Aziz pelo governo é inevitável. E pra já!
Concertação regional
Contudo, o encontro dos dois, marcado para às 15h, na casa do senador, poderá funcionar como um recado a seus aliados e bases.
E qual seria esse sinal? Um sinal de concertação política na região, ou pelo menos um esforço nesse sentido.
Entre os conselheiros dos dois políticos, existe a defesa da ideia de um projeto de engenharia política para acomodar os interesses dos principais grupos políticos do estado.
A tese principal é que o regente dessa concertação seja o senador Aziz.
Almeida, com o capital político que construiu, cresce também nessa conversa.
Ilustração: Gilmal