Prefeitura reforça segurança na praia da Ponta Negra

Diversos órgãos orientam os banhistas sobre prevenção de afogamentos.

Diamantino Junior

Publicado em: 15/03/2025 às 19:41 | Atualizado em: 15/03/2025 às 19:43

Com a proximidade do fim do verão, a praia do complexo turístico Ponta Negra segue como um dos destinos mais procurados pelos moradores e turistas em Manaus. No entanto, a previsão do tempo para este fim de semana traz um alerta para temporais no Amazonas, o que exige atenção redobrada dos frequentadores do balneário administrado pela Prefeitura de Manaus.

A Prefeitura reforça a necessidade de respeitar as normas de segurança do espaço, especialmente a delimitação na água feita pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBAM).

O cordão de isolamento indica a área segura para banho no rio Negro e deve ser obedecido pelos banhistas.

Além disso, o horário permitido para banho vai até as 17h, e há recomendações quanto ao consumo de bebidas alcoólicas, visando evitar incidentes.

Monitoramento e segurança reforçados

Para garantir a segurança e o bem-estar dos visitantes, a Prefeitura de Manaus mantém um efetivo de segurança na praia da Ponta Negra.

A Guarda Municipal, a Polícia Militar e o CBAM monitoram a área até as 17h. O local também conta com a atuação de equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), responsáveis pela manutenção da limpeza do calçadão e da faixa de areia.

Prevenção de afogamentos

De acordo com o cabo Evandro, salva-vidas do CBAM, a população deve seguir rigorosamente as regras do parque para evitar afogamentos. Entre as principais orientações estão: respeitar a sinalização de área permitida para banho, evitar entrar na água fora do horário permitido, manter a supervisão direta sobre crianças e não superestimar a capacidade de nado.

Os salva-vidas atuam para prevenir incidentes e estão preparados para possíveis resgates. Dados do CBAM apontam que, nos últimos anos, o Amazonas registrou 121 vítimas fatais de afogamentos. Em 2024, apenas em Manaus, nove pessoas morreram nessas circunstâncias, sendo oito homens e uma mulher.

Leia mais

Rio Negro recupera nível e praia da Ponta Negra é liberada

Diante desse cenário, a recomendação é que os frequentadores aproveitem o balneário com responsabilidade, respeitando as regras e garantindo um lazer seguro para todos.

*Com informações da assessoria

Foto: arquivo Semcom