Polícia prende mal e juiz tem que soltar, diz ministro da Justiça e Segurança

Ministro da Justiça defendeu a 'PEC da segurança', apresentada nesta semana ao Congresso, para corrigir falhas estruturais na área

Ministro do STF suspende duas ações da Lava Jato contra Lula

Mariane Veiga

Publicado em: 09/04/2025 às 22:11 | Atualizado em: 09/04/2025 às 22:40

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quarta-feira (9) que as polícias no Brasil “prendem mal” e que o Judiciário muitas vezes é “obrigado a soltar” suspeitos por falhas nas prisões. A declaração foi feita durante entrevista à GloboNews.

Segundo o ministro, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Segurança Pública, apresentada nesta semana ao Congresso, busca corrigir falhas estruturais por meio da criação de um Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), nos moldes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais

Lewandowski afirma que erros em prisões levam à soltura de criminosos

A proposta prevê a integração entre todas as forças de segurança, o cadastro nacional de criminosos, além do compartilhamento de informações entre estados e a ampliação dos poderes da Polícia Rodoviária Federal e das Guardas Civis Municipais.

De acordo com Lewandowski, o governo federal tem atuado no combate ao crime organizado, com apreensões que teriam causado prejuízo de R$ 6 bilhões a facções como o PCC e o Comando Vermelho.

O ministro defendeu o uso das Guardas Municipais na segurança pública, mas com controle rigoroso e formação adequada.

Leia mais no G1.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil