‘Pode vir’, diz Roberto Cidade para David Almeida

Provocação do presidente da ALE-AM foi em defesa do deputado Wanderley Monteiro, que está sendo expulso do Avante pelo prefeito de Manaus

Roberto cidade desafia David Almeida

Neuton Corrêa, do BNC Amazonas

Publicado em: 12/08/2025 às 16:26 | Atualizado em: 12/08/2025 às 16:43

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), deputado Roberto Cidade (União), fez hoje um discurso em tom de desafio ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

A provocação, da tribuna, foi em defesa do deputado estadual Wanderley Monteiro, que está sendo expulso do Avante. A expulsão, instaurada na noite de ontem, foi consequência da decisão de Monteiro de assinar a CPI do Asfalto. O alvo principal da investigação é o prefeito de Manaus.

“Você fez o quis fazer de forma legítima, como deputado estadual. Tenha a certeza que esse tipo de política a gente não vai se calar aqui. E pode vir quem vier porque você tem o seu papel”, discursou Cidade, acrescentando. “Você não está sozinho”.

O presidente da ALE-AM considerou a decisão do prefeito contra Wanderley de “falta de respeito”. “É impressionante a falta de respeito de quem já foi deputado. É impressionante passar recibo por uma situação tão pequena, porque ele reuniu todos os deputados da cúpula do Avante para expulsar um deputado que está exercendo o seu papel”, criticou.

Base de Wilson Lima

O deputado Roberto Cidade não foi o único da base do governador Wilson Lima a se manifestar com críticas ao prefeito, em apoio a Wanderley Monteiro.

Quem puxou a manifestação de apoio a Wanderley Monteiro na sessão desta terça-feira foi o deputado Delegado Péricles (PL). Ele inclusive sugeriu moção de apoio ao colega e concluiu dizendo.

“Eu repudio essa tentativa de calar um parlamentar estadual com a expulsão e a perda de mandato”.

Rozenha chama David de pequeno

Outro parlamentar governista que saiu em defesa de Wanderley foi o deputado Rozenha. Este chamou o prefeito de Manaus de “pequeno”.

“Política é lugar de gente grande. Política é lugar de gente que pensa maior. A política não pode ser lugar de gente com pensamento pequeno, perseguir, tolir, tungar, ameaçar. Divergir sim, mas sempre mantendo o respeito, mantendo as prerrogativas e votar como bem entender é uma prerrogativa sua, deputado”, disse Rozenha.

João Luiz

O representante da Igreja Universal na ALE-AM, João Luiz (Republicanos) fez coro com Cidade, Péricles e Rozenha. Para ele, o Brasil precisa de paz. “Não são retaliações como essa que vai (sic) ajudar a política em absolutamente nada.

Na mesma sessão de solidariedade, Wanderley recebeu convite do PMB, União, Republicanos e Podemos ser sua nova casa partidária.

Foto: divulgação