Passagem de ônibus em Manaus vai subir de novo

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 13/02/2017 às 19:08 | Atualizado em: 13/02/2017 às 19:08
Fontes da prefeitura de Arthur Neto (PSDB) confirmaram informações de bastidores de que a passagem de ônibus em Manaus, atualmente em R$ 3,30, vai sofrer novo reajuste, que pode ser anunciado a qualquer momento.
Politicamente, o prefeito quer carimbar o ônus desse novo aumento ao governador José Melo (Pros), chamando esse reajuste de “tarifa Melo”.
O carimbo pretendido é em referência à decisão do Governo do Estado de suspender o subsídio, em forma de isenção fiscal de ICMS (diesel) e IPVA (circulação de veículos), que era condicionado ao não aumento da tarifa, um acordo costurado com empresários e a prefeitura.
Melo considerou que Arthur quebrou esse acordo ao conceder aumento de 30 centavos à tarifa no último dia 28 de janeiro.
O novo valor da passagem ainda estaria sendo discutido pelo prefeito com empresários e trabalhadores do setor.
Dessa discussão teria saído um acordo para dar 8% de reajuste salarial dos trabalhadores em março, e a inclusão de mais um dependente na lista de beneficiários de plano de saúde.
O BNC tentou ouvir o prefeito e sua assessoria, mas até a publicação desta matéria não houve retorno.
Greve dos rodoviários
Junto com essa informação de um novo aumento do valor da passagem circulou também que motoristas e cobradores fariam uma paralisação nesta terça, dia 14.
O BNC ouviu dirigente sindical dos rodoviários, que afirmou que até a próxima quarta, dia 15, não haverá greve.
Nesse dia é esperada a confirmação do acordo que a Prefeitura de Manaus e os empresários do transporte coletivo teriam feito de pagar o reajuste salarial e outros benefícios reclamados pelos trabalhadores.
Foto: BNC