Autoridades do Amazonas emitem pesar por morte do papa

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília, e Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 21/04/2025 às 15:05 | Atualizado em: 21/04/2025 às 15:09
Governador Wilson Lima, a bancada de senadores e o decano amazonense Átila Lins lamentaram a perda e enalteceram o legado do pontífice latino-americano
O governador do Amazonas, Wilson Lima, os três senadores do estado, o decano da bancada e da Câmara dos Deputados, Átila Lins (PSD-AM), lamentaram a morte do Papa Francisco, nesta segunda-feira (21/4).
Do mesmo modo, os políticos enalteceram o legado do pontífice latino-americano.
Nas redes sociais, o governador Wilson Lima escreveu:
“Lamento profundamente a morte do Papa Francisco, que teve sua vida marcada pela atenção aos pobres e pela luta por justiça social. Descanse em paz, papa! Que Deus o receba com glórias”.
Já o coordenador da bancada do Amazonas, no Congresso Nacional, senador Omar Aziz (PSD-AM), declarou:
“O mundo recebe com tristeza a notícia da morte do Papa Francisco, um homem à frente de seu tempo que usou sua posição para dar voz a temas urgentes do nosso tempo, como a desigualdade, a compaixão e o cuidado com o próximo”.
Aziz disse ainda que, mesmo para quem não compartilha da fé católica, a postura firme do Papa Francisco, diante das injustiças e sua coerência entre discurso e prática, trouxeram debates importantes para toda a sociedade.
“Que seu legado continue refletido nas atitudes de quem trabalha por um mundo mais justo”, disse Omar em post no X.
Pobres e marginalizados
Por sua vez, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) manifestou profunda tristeza com a notícia da passagem do bispo de Roma, Papa Francisco.
Segundo Braga, durante seu ministério, Francisco anunciou e praticou o cuidado com os mais pobres e marginalizados.
“Que sua memória inspire a todos nós a promover a paz, solidariedade e compaixão”, declarou.
Humildade e coragem
Assim como o católico fervoroso, senador Plínio Valério (PSDB-AM), disse que o mundo perde um líder que marcou a história da Igreja com humildade, coragem e um olhar atento aos mais vulneráveis.
Ressaltou que Francisco foi o primeiro pontífice a adotar o nome de São Francisco de Assis e que fez da simplicidade e da humildade a marca de seu pontificado.
“Que seu espírito franciscano continue nos guiando em tempos de tanta dureza. Que Deus o receba em Sua infinita misericórdia e que seu legado siga iluminando os caminhos da humanidade. Vá em paz, Santo Padre”, disse Plínio Valério.
Por fim, o decano da bancada do Amazonas, deputado federal Átila Lins declarou:
“Lamento profundamente o falecimento do Papa Francisco que teve uma vida dedicada às causas dos mais pobres e injustiçados. Que seu legado de fé, diálogo e dedicação à humanidade permaneça como inspiração para o mundo todo. Voltou à casa do Pai. Descanse em paz”.
Leia mais
Papa Francisco recebeu imagem de Nossa Senhora da Amazônia
Tribunal de Justiça emite nota
O Tribunal de Justiça do Amazonas manifesta profundo pesar pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, unindo-se em solidariedade aos católicos de todo o mundo — em especial aos fiéis amazonenses — pela perda do líder maior da Igreja Católica.
Papa Francisco será eternamente lembrado por seu legado de humildade, diálogo, compaixão e incansável defesa dos mais pobres. Seu pontificado foi marcado pelo compromisso com a paz, com a fraternidade entre os povos e o cuidado com o planeta, numa demonstração de profunda sensibilidade diante dos desafios humanitários e ambientais do nosso tempo.
Neste momento de luto e reflexão, que seu exemplo continue a inspirar a humanidade no caminho da justiça, da solidariedade e da dignidade para todos.
“Apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos”.
Papa Francisco
Desembargador Jomar Fernandes, presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil