Órgãos tentam barrar aumento da passagem de ônibus para R$ 3,80

Publicado em: 21/02/2017 às 17:45 | Atualizado em: 21/02/2017 às 17:45
Uma reunião entre representantes de órgãos de defesa do consumidor no Amazonas na tarde desta terça, dia 21, horas depois do prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), anunciar o segundo aumento da passagem de ônibus na capital em menos de um mês, definiu que nesta quarta vão à Justiça.
Uma ação de tutela de urgência, um processo mais curto e simplificado, vai pedir que o Judiciário impeça o prefeito de elevar o valor da passagem.
“Esse aumento de forma inopinada prejudica o consumidor e isso não pode ser aceito”, disse o defensor público Carlos Alberto Souza Filho (foto), da Defensoria Especializada de Atendimento de Interesses Coletivos.
Ele anunciou que logo em seguida, se não acatado o pedido, uma nova ação, mais ampliada, vai questionar também que os governos estadual e municipal não podem cortar o subsídio que evita que os empresários reajustem a tarifa livremente.
“São (os subsídios) direito e garantia do usuário”, disse o defensor.
Veja no vídeo a cobertura da reunião entre representantes da Defensoria Pública, Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal, Seccional Amazonas da OAB e Procon.
https://youtu.be/gVGRP1OGmAc
Foto: BNC