Nome do futuro reitor da Ufam é esperado para este dia 24

Publicado em: 23/03/2017 às 23:17 | Atualizado em: 23/03/2017 às 23:17
Passava das 22h30 desta quinta-feira, dia 23, e a comunidade de professores estudantes e servidores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) aguardava o início da apuração dos votos que vão apontar o futuro reitor da instituição até 2021, processo que deve se arrastar pela madrugada e ter um resultado até a manhã do dia seguinte.
Três chapas disputam os cerca de 40 mil votos divididos igualmente entre as três classes comunitárias de eleitores, cada uma com 33,3% de peso na escolha. Os maiores colégios eleitorais em Manaus estão na Faculdade de Educação (Faced) e Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).
No interior do estado a votação aconteceu nos campi de Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Humaitá e Parintins.
Para evitar um segundo turno, que aconteceria no próximo dia 31, a chapa vencedora precisa alcançar 50% dos votos mais um.
O processo, na verdade, é uma consulta informal à comunidade, que submete o resultado da apuração ao Conselho Universitário (Consuni), a quem cabe definir o nome do novo reitor no dia 7 de abril. Tradicionalmente, o órgão ratifica a preferência dos eleitores.
As chapas em disputa são formadas por professores: Arminda Mourão e Iolete Ribeiro, Sylvio Puga e Jacob Cohen e Hedinaldo Lima e Nikeila Conde.
A Comissão de Consulta à Comunidade Universitária disponibilizou um link no site da Ufam (ufam.edu.br) para acompanhamento da apuração.
Foto: BNC