MP investiga planos de saúde que repassam pacientes ao SUS no Amazonas
MP-AM apura negativa de cobertura para procedimentos de alto custo.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 26/08/2025 Ã s 19:30 | Atualizado em: 26/08/2025 Ã s 19:30
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) investiga operadoras de planos de saúde suspeitas de repassar ao Sistema Único de Saúde (SUS) pacientes que necessitam de procedimentos de alto custo, como tratamentos oncológicos e hematológicos.
A apuração, conduzida pela 58ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública, foi motivada por denúncias da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon) e da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), que registraram aumento desses atendimentos na rede pública.
Segundo o inquérito civil, há indÃcios de descumprimento contratual e negativa de cobertura por parte das operadoras, o que sobrecarrega os cofres públicos e prejudica pacientes dependentes do SUS.
Foram solicitadas informações à FCecon, Hemoam, Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Conselho Regional de Medicina (CRM) para dimensionar o problema e adotar medidas para garantir os direitos dos usuários.
Leia mais
Saúde destina 66 médicos especialistas para o Norte
Foto: Mauro Neto/Secom