MP-AM denuncia que verba pública financiou até campanha eleitoral

Publicado em: 07/02/2018 às 18:56 | Atualizado em: 07/02/2018 às 18:56
A organização criminosa que desviou dinheiro público de pelo menos cinco convênios entre a Federação de Pescadores dos Estados do Amazonas e Roraima (Fepesca) e o Governo do Amazonas, via Secretaria de Trabalho (Setrab), vai ser denunciada à Justiça pelo Ministério Público do Estado (MP-AM) nesta quinta-feira, dia 8.
Segundo as investigações a partir da operação Traíra, realizada em dezembro do ano passado, dez pessoas são suspeitas de participação nas fraudes de milhões de reais, nos crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.
Os promotores de Justiça que atuaram nas investigações encontraram provas de que dinheiro público financiou campanhas políticas em municípios do Amazonas. O MP-AM promete revelar quais são essas cidades em entrevista nesta quinta, em Manaus.
Entre os denunciados estão o presidente da Fepesca, Walzenir Falcão, e seu tesoureiro, Emilton José de Siqueira, e o empresário e advogado Pedro Antônio de Oliveira Júnior.
Os desvios de dinheiro ocorreram entre 2012 e 2014, e parte saiu de conta bancária da Secretaria de Saúde (Susam), do governo.
As investigações do MP-AM apontam também empresas que participavam da organização recebendo verba de órgãos públicos, prefeituras do interior e até hospitais da capital.
Leia mais
http://amazonas.bncamazonia.com.br/municipios/mp-am-faz-operacao-contra-fraude-de-r-78-milhoes-na-pesca/
Foto: Procurador-geral de Justiça, Fábio Monteiro/BNC