Moraes dá recado a Trump e Bolsonaro: ‘Não recuo um milímetro’

Ministro fala sobre julgamento da trama golpista ao Washington Post, dos EUA

'Deixamos de ser colônia', diz Moraes aos EUA

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 18/08/2025 às 14:05 | Atualizado em: 18/08/2025 às 14:05

Em entrevista ao jornal norte-americano The Washington Post, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, reiterou que não cederá a pressões políticas ou externas no julgamento de Jair Bolsonaro e nas investigações sobre a tentativa de golpe.

“Não há a menor das possibilidades de recuar nem um milímetro. Faremos o que é certo: receberemos a acusação, analisaremos as provas e quem deve ser condenado será condenado, e quem deve ser absolvido será absolvido”.

Moraes explicou que medidas recentes contra Bolsonaro foram motivadas pelo descumprimento de ordens judiciais.

Ele também mencionou a atuação do STF contra influenciadores e apoiadores do ex-presidente, acusados de ameaçar a ordem democrática.

Segundo o ministro, a polarização política e o aumento de ameaças digitais e físicas a políticos, jornalistas e instituições exigem respostas firmes do Judiciário. Ele ressaltou que sua missão não é apenas punir, mas garantir a proteção da democracia brasileira.

A entrevista destacou ainda o embate de Moraes com o presidente dos EUA, Donald Trump, que reagiu impondo sanções pessoais contra o ministro com base na Lei Magnitsky e revogando seu visto para os Estados Unidos.

Questionado sobre as restrições de viagem e a perda de liberdade pessoal, Moraes admitiu que “não é agradável”. Mas enfatizou que considera um dever conter as “forças poderosas que tentavam desestabilizar a democracia” no Brasil.

Saiba mais em Revista Fórum.

Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF