Moraes dá recado a Trump e Bolsonaro: ‘Não recuo um milímetro’
Ministro fala sobre julgamento da trama golpista ao Washington Post, dos EUA

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 18/08/2025 às 14:05 | Atualizado em: 18/08/2025 às 14:05
Em entrevista ao jornal norte-americano The Washington Post, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, reiterou que não cederá a pressões políticas ou externas no julgamento de Jair Bolsonaro e nas investigações sobre a tentativa de golpe.
“Não há a menor das possibilidades de recuar nem um milímetro. Faremos o que é certo: receberemos a acusação, analisaremos as provas e quem deve ser condenado será condenado, e quem deve ser absolvido será absolvido”.
Moraes explicou que medidas recentes contra Bolsonaro foram motivadas pelo descumprimento de ordens judiciais.
Ele também mencionou a atuação do STF contra influenciadores e apoiadores do ex-presidente, acusados de ameaçar a ordem democrática.
Segundo o ministro, a polarização política e o aumento de ameaças digitais e físicas a políticos, jornalistas e instituições exigem respostas firmes do Judiciário. Ele ressaltou que sua missão não é apenas punir, mas garantir a proteção da democracia brasileira.
A entrevista destacou ainda o embate de Moraes com o presidente dos EUA, Donald Trump, que reagiu impondo sanções pessoais contra o ministro com base na Lei Magnitsky e revogando seu visto para os Estados Unidos.
Questionado sobre as restrições de viagem e a perda de liberdade pessoal, Moraes admitiu que “não é agradável”. Mas enfatizou que considera um dever conter as “forças poderosas que tentavam desestabilizar a democracia” no Brasil.
Saiba mais em Revista Fórum.
Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF