Ministro do STF condena ameaças da embaixada dos EUA

Flávio Dino reafirma soberania brasileira ao responder a ameaças estrangeiras

STF reforça cobrança ao Congresso sobre informações de emendas

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 09/08/2025 às 09:55 | Atualizado em: 09/08/2025 às 09:55

O ministro do STF Flávio Dino criticou uma postagem da embaixada dos Estados Unidos que ameaçava magistrados brasileiros, entre eles aliados de Alexandre de Moraes.

Nas redes sociais, o ministro enfatizou que não é responsabilidade de representantes estrangeiros notificar ou supervisionar os juízes do Brasil.

“À luz do Direito Internacional, não se inclui nas atribuições da embaixada de nenhum país estrangeiro ‘avisar ou ‘monitorar o que um magistrado do Supremo Tribunal Federal, ou de qualquer outro tribunal brasileiro, deve fazer”.

A manifestão de Dino ocorreu após a embaixada norte-americana acusar Moraes de ser o “principal arquiteto da censura e perseguição contra Bolsonaro e seus apoiadores” e alertar que seus aliados poderiam sofrer punições com base na Lei Magnitsky.

Em resposta à ingerência, o Itamaraty chamou o encarregado de negócios da embaixada, Gabriel Escobar, que se reuniu com o embaixador Flavio Goldman, o qual expressou “profunda indignação” e qualificou as postagens um ataque à soberania do país.

Essa foi a quarta convocação diplomática desde o início da crise bilateral, que se agravou com tarifas impostas pelos EUA a produtos brasileiros e ataques ao STF.

Saiba mais em Congresso em Foco.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado