Ministro de Lula anuncia mais investimento em moradia no Amazonas

Anúncio é de Jader Filho neste dia 5, diante do grupo político dos senadores Aziz e Braga do prefeito Almeida.

Adríssia Pinheiro, da Redação do BNC Amazonas*

Publicado em: 05/05/2025 às 12:39 | Atualizado em: 05/05/2025 às 12:39

O ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou em Manaus neste dia 5 de maio que o governo Lula da Silva tem novos investimentos para os programas de moradia popular no Amazonas.

Ao lado dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) e do prefeito David Almeida (Avante), grupo político que vai disputar a eleição de 2026 ao Governo do Amazonas e ao Senado, o ministro disse que a partir deste 16 de maio será aberta uma nova seleção do programa Minha Casa, Minha Vida para moradias em Manaus e no interior do estado.

Dessa forma, o ministro disse que os prefeitos e o governador do estado, assim como as construtoras, já apresentem projetos para participar das próximas etapas, tanto na área urbana quanto rural.

Em visita que fez ao residencial Parque das Tribos, no bairro Tarumã, zona oeste, na manhã desta segunda-feira, Jardel Filho elogiou o projeto tocado pela Prefeitura de Manaus.

“Essa obra aqui em Manaus eu quero parabenizar todo o time, desde o prefeito David, o senador Eduardo, Omar, secretário Jesus e aos operários pela excelente qualidade, ao arquiteto, pois é um dos projetos mais bonitos que eu tenho visitado pelo Brasil”.

Conforme o ministro, trata-se de um dos principais empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida no Amazonas, com 576 apartamentos.

Leia mais

Grupo fechado com Lula

A presença da cúpula do grupo político ao lado do ministro de Lula representou uma mensagem muito clara para 2026: é o palanque da reeleição do presidente, da volta de Omar Aziz ao governo estadual e da reeleição de Eduardo Braga ao Senado. 

Além de Manaus, Jardel Filho foi enviado por Lula para compromissos no setor habitacional em dois municípios neste dia 5, acompanhado dos senadores. A comitiva visita Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus) e Tefé (a mais de 520 quilômetros).

Nos discursos e nas entrevistas à imprensa, tanto o prefeito quanto Aziz e Braga exaltaram a atenção do governo federal com investimentos em Manaus. Trata-se de uma guinada totalmente ao contrário do que foi o governo Bolsonaro, que não investiu nada no Amazonas.

Aziz citou o Prosamim (programa de saneamento dos igarapés) dos seus governos com Braga (2003-2014), revitalizado pelo governo Wilson Lima a partir de 2019, e apontou a descontinuidade das políticas públicas como principal causa do aumento do déficit habitacional. 

“O Eduardo [Braga] começou o maior programa de saneamento da cidade de Manaus, através do Prosamim. Eu era vice-governador, e nós construímos mais de 60 mil moradias em Manaus, fora o interior, com programas, auxílio do governo federal. Nós tiramos milhares de pessoas de dentro dos igarapés e dava uma casa com dignidade”. 

O senador acrescentou que “passamos seis anos sem construir casa, é muito tempo.”

“Esse processo todo [retomada do programa] começou com o encaminhamento de uma medida provisória pelo presidente Lula, que restabeleceu o novo Minha Casa, Minha Vida. Eu preciso lembrar que no governo anterior extinguiram o Minha Casa, Minha Vida”. 

Leia mais

Reconhecimento de Manaus

O prefeito David Almeida ressaltou o papel decisivo do governo federal para os avanços em Manaus e voltou a fazer um agradecimento público ao presidente Lula.

“Gratidão aos investimentos do governo federal, na pessoa do presidente Lula, aqui com o ministro Jader, que tem sido grande parceiro do setor habitacional da cidade de Manaus, o maior programa habitacional sob a liderança dos senadores Eduardo Braga e Omar Aziz”.

*Com colaboração da Redação do BNC Amazonas.

Foto: reprodução/Facebook