Lula vence de lavada no interior, mas perde para Michelle em Manaus
A mulher de Bolsonaro é a preferida dos eleitores da capital, mas o petista vence no Amazonas

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 23/08/2025 às 13:59 | Atualizado em: 23/08/2025 às 13:59
Pesquisa da Census Consultoria que avalia o cenário eleitoral do Amazonas divulgada neste dia 23 de agosto mostra que o presidente Lula da Silva (PT) venceria as eleições presidenciais de 2026 com ampla vantagem no interior, mas seria derrotado por Michelle Bolsonaro (PL) em Manaus.
Conforme o estudo, a mulher de Jair Bolsonaro é a preferida dos eleitores da capital amazonense, embora não haja confirmação de pré-candidatura à presidência até o momento.
Em julho, Bolsonaro chegou a confirmar um acerto dentro do PL para lançar a candidatura da ex-primeira-dama ao Senado pelo Distrito Federal.
O levantamento revela que Lula soma 42% da preferência do eleitorado no interior, enquanto na capital o petista sofre derrota e alcança 29% em uma pesquisa estimulada.
Já Michelle obteve 33% das menções em Manaus e 20% no interior do estado, segundo os dados.
Leia mais
Amazonense desaprova governos do presidente ao prefeito de Manaus
Com a representante do PL à frente na preferência do eleitorado da capital, essa seria uma nova derrota de Lula em Manaus.
Nas últimas eleições presidenciais de 2022, Lula foi derrotado na cidade por Jair Bolsonaro, que venceu com mais de 60% dos votos válidos.
A pouco mais de um ano para a próxima eleição federal, a sondagem indica uma divisão regional no comportamento do voto: enquanto Lula se fortalece nas cidades do interior, Michelle conquista espaço significativo em Manaus, onde supera o petista na disputa presidencial simulada.

Dados da pesquisa
Amostra: 2.000 entrevistas
Período: 20 a 22 de agosto
Margem de erro: 2,2%
Confiabilidade: 95%
Abordagem: entrevistas telefônicas assistidas por computador
Fotos: Ricardo Stuckert e Marcello Casal Jr