Luta bate Bolsonaro e qualquer bolsonarista em 2026, afirma Quaest
Pesquisa simulou cenários com 7 nomes da direita e ultra-direita. Veja o resultado.

Bruna Lira, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 03/04/2025 às 15:30 | Atualizado em: 03/04/2025 às 15:38
O presidente Lula (PT) mantém vantagem em todos os cenários de segundo turno contra candidatos da direita para 2026. A conclusão é da pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (3), em parceria com a Genial Investimentos.
Apesar da queda de popularidade, Lula lidera as simulações com folga. Segundo o levantamento, seu principal obstáculo ainda seria Jair Bolsonaro (PL). No entanto, o ex-presidente está inelegível e, até segunda ordem, fora da disputa. Mesmo assim, Lula aparece com 44% contra 40% de Bolsonaro, em empate técnico, mas com vantagem numérica para o petista.
Diante da inelegibilidade de Bolsonaro, a pesquisa testou outros nomes da direita. Nenhum deles superou Lula. Michelle Bolsonaro, por exemplo, alcança 38% contra 44% de Lula. Tarcísio de Freitas chega a 37%, e Eduardo Bolsonaro, apenas 34%.
Outros nomes da direita, como Ratinho Jr. (35%), Pablo Marçal (35%), Romeu Zema (31%) e Ronaldo Caiado (30%) também aparecem atrás do presidente. Em todos os cenários, Lula mantém vantagem que varia de 8 a 14 pontos percentuais.
A pesquisa entrevistou 2.004 eleitores entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com 95% de confiança.
Para o diretor da Quaest, Felipe Nunes, os dados mostram que a oposição ainda não conseguiu transformar a insatisfação com o governo em intenção de voto. Segundo ele, entre 14% e 18% desaprovam o governo, mas ainda preferem Lula diante das alternativas. Além disso, entre 17% e 32% dos eleitores optam por não votar em ninguém, o que indica um quadro de alienação eleitoral.
Leia mais sobre a pesquisa em Carta Capital
Foto: Ricardo Stuckert e Alan Santos/PR