Lima anuncia centro integrado para vítimas infantis em Manaus
Primeira unidade será na zona centro-sul. Governador diz que o modelo pode ser instalado em cidades-polo do interior.

Adrissia Pinheiro, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 22/05/2025 às 11:38 | Atualizado em: 22/05/2025 às 11:38
O Governo do Amazonas está prestes a inaugurar o seu primeiro Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente. A nova unidade, construída nas dependências da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), no conjunto Morada do Sol, zona centro-sul de Manaus, deve ser entregue no segundo semestre deste ano.
Durante vistoria à obra, nesta quinta-feira, 22 de maio, o governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou o papel fundamental da iniciativa.
“Esse centro é fundamental para garantir que vítimas de um crime tão repugnante tenham atendimento digno e especializado, com acolhimento e segurança”.
Na ocasião, o governador conversou com as secretarias que fazem parte do projeto.
Destinado a vítimas e testemunhas de violência com menos de 18 anos, o centro reunirá todos os serviços em um só local, como forma de garantir acolhimento, eficiência e evitar a revitimização.
Será a primeira estrutura do tipo no estado e a nona no Brasil, conforme Lima.
O projeto recebeu pouco mais de R$ 5 milhões em investimentos do Ministério Público do Trabalho.


Segundo a procuradora Alzira Melo, após a entrega, o órgão deve destinar mais R$ 2,5 milhões para ações similares no interior.
A ex-deputada Nejmi Aziz (PSD) é autora da lei que fez do Amazonas o primeiro estado do Brasil a garantir, por legislação, o atendimento integral a crianças e adolescentes vítimas de violência em centros integrados.
A equipe que atuará no local será composta por profissionais como policiais, psicólogos, assistentes sociais da rede estadual, com possibilidade de ampliação, segundo o governador.
Leia mais
Wilson Lima amplia presença no interior do Amazonas
Modelo no interior
Lima destacou ainda que o Governo do Amazonas já implantou o Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança em municípios do interior como parte da política estadual de proteção iniciada em 2019.
Mas, afirmou que ainda é uma vontade de sua gestão, agora com a criação do centro integrado em Manaus, levar esse novo modelo de atendimento a cidades-polo do estado.
“Partindo daqui, a nossa ideia é fazer com que outras cidades-polo também tenham esse atendimento, para que a vítima não tenha que se deslocar de um município distante para poder chegar até aqui”.
Fotos: BNC Amazonas