Inmetro e montadora chinesa vão medir recarga de baterias de carros elétricos
Anúncio foi feito pelo executivo da Guangzhou Automobile Group, Wei Haigang, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Pequim

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 13/05/2025 às 18:01 | Atualizado em: 13/05/2025 às 18:27
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu-se em Pequim, nesta segunda-feira (12/5), com o presidente da Guangzhou Automobile Group (GAC), Wei Haigang. A montadora de veículos é a quinta maior da China.
Durante o encontro, foi discutido o acordo de cooperação técnica a ser firmado com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
O acordo, que será firmado no dia 23 de maio, em São Paulo (SP), durante o evento de lançamento de plantas fabris e modelos de automóveis chineses, no Brasil, envolve temas como mobilidade, transição e segurança energética, sustentabilidade e novas tecnologias.
Dessa forma, na reunião com o presidente Lula da Silva, o executivo da GAC declarou:
“Agora, vamos assinar acordo com o Inmetro — autarquia do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) — para a definição de regulamentação técnica sobre instrumentos de medição de recarga de energia elétrica e outros produtos”.
Leia mais
Inmetro e Eletros: foco na regulação e competitividade do setor eletroeletrônico
Recarga de baterias
O objetivo da parceria chinesa, com o instituto brasileiro de Metrologia, é para definir normas e regulamentos sobre instrumentos de medição de recarga de energia das baterias dos carros elétricos da GAC que serão fabricados no Brasil.
Assim, o acordo técnico será feito entre o Inmetro e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da GAC, localizado na província de Guangzhou. Este que é o instituto de pesquisa automotiva mais abrangente da China, com mais de US$ 5 bilhões investidos e 5 mil especialistas de 39 países e regiões.
Pesquisa e desenvolvimento
Para o CEO da GAC no Brasil, Alex Zhou, o acordo representa um passo importante no processo de pesquisa e desenvolvimento no Brasil.
“Esperamos que, com essa parceria, a GAC possa contribuir para a construção de um ecossistema completo de mobilidade elétrica no país”, afirmou o dirigente.
Segundo o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, a parceria com a GAC reforça o papel do instituto como articulador técnico na construção de uma base regulatória sólida para a mobilidade elétrica no Brasil.
“Estamos empenhados em criar um ambiente seguro, confiável e inovador, que incentive novos investimentos e garanta a qualidade dos produtos e tecnologias que chegam ao mercado brasileiro”, concluiu Brito.
Eletromobilidade
Fruto da parceria com o Inmetro, a GAC foi convidada a integrar o grupo técnico de eletromobilidade, coordenado pela Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro.
O grupo reúne fabricantes do segmento para discutir e propor regulamentações que garantam a segurança e a padronização dos sistemas elétricos automotivos no país.
As reuniões do grupo acontecem mensalmente e a expectativa é que, até novembro deste ano, sejam publicados regulamentos atualizados para baterias, plug-ins e carregadores elétricos. As medidas visam modernizar os normativos de segurança e impulsionar o mercado de veículos elétricos no Brasil.
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República