Hugo Motta intensifica movimentos para eleição na Câmara dos Deputados
Desta vez, Motta busca apoio entre deputados e governadores de São Paulo e Rio de Janeiro

Adrissia Pinheiro
Publicado em: 27/01/2025 às 16:31 | Atualizado em: 27/01/2025 às 16:31
Hugo Motta (Republicanos-PB), provável futuro presidente da Câmara dos Deputados, tem intensificado encontros com parlamentares antes das eleições para a Mesa Diretora.
Nesta segunda (27), ele se encontra com deputados paulistas e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Motta é favorito, mas enfrenta Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) e Marcel van Hattem (NOVO-RS).
Nesta terça-feira, Motta se reunirá com a bancada fluminense e o governador Cláudio Castro, discutindo temas como a derrubada de vetos ao Propag e a preservação das cadeiras do Rio.
Além disso, a principal polêmica envolve um veto ao Propag, que impede estados de usar o Fundo de Desenvolvimento Regional para abatimento de juros das dívidas com a União.
Outro debate será sobre a manutenção das cadeiras na Câmara. O estado do Pará pede revisão das vagas, com base no Censo de 2022. O STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que o Congresso decida até junho.
Por fim, a eleição da Mesa Diretora acontece neste sábado, dia 1 de fevereiro. Motta terá que lidar com a pressão da oposição e as tensões com o governo, especialmente em relação ao orçamento de 2025.
Leia mais
Bancada do Amazonas fecha apoio total a Hugo Motta
Leia na íntegra em O Globo.
Foto: Foto: reprodução/ Flickr/PMDB Nacional