Haitianos são abandonados por companhia aérea em Manaus

Publicado em: 02/03/2017 às 20:26 | Atualizado em: 02/03/2017 às 22:38
Pelo menos 50 haitianos serão abandonados à própria sorte em algum ponto de Manaus na noite desta quinta-feira, dia 2. Esse grupo foi despejado de um hotel na zona centro-sul da capital depois que a companhia aérea Insel Air, de Curaçao, fechou o seu escritório no Brasil, em 1º de março.
Os haitianos pagaram mais de US$ 1 mil para fazer escala em Manaus com destino a cidades do Sul e Sudeste do país. O primeiro problema surgiu ainda no Haiti. Esse grupo comprou passagens para viajar em janeiro e no início de fevereiro, mas a Insel Air só os embarcou no último dia 27, e desde então os deixou hospedados em um hotel da cidade.
Isso causou prejuízo aos haitianos, que perderam as conexões de outras companhias brasileiras para as cidades de destino.
A Insel Air informou aos estrangeiros que não poderia reembolsá-los, e que para prosseguir viagem teriam de comprar um novo bilhete. “A gente não é animal”, disse o porta-voz do grupo Ernest Cadet, haitiano que vive há quatro anos em Manaus.
Cadet informou que no hotel Ibis, em Manaus, existe um outro grupo de haitianos na mesma situação, além de pelo menos 1.000 pessoas no Haiti aguardando que a Insel Air os transporte para o Brasil.
Vários desses haitianos abandonados pela Insel declararam ao BNC que estão sem dinheiro e alguns até doentes, depois que venderam tudo que tinham para se aventurar em busca de trabalho no Brasil.
Até mesmo a promessa de emprego em solo brasileiro muitos deles já perderam, uma vez que não conseguiram chegar a tempo da entrevista, como disseram.
Foto: BNC
https://youtu.be/wQIxd1-HJHs