Há 10 anos sem concurso público, TJ-AM inicia provas para contratar 26 juízes

Presidente Jomar Fernandes foi ver de perto o início da disputa de 2.500 candidatos.

Há 10 anos sem concurso público, TJ-AM inicia provas para contratar 26 juízes

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 08/04/2025 às 12:23 | Atualizado em: 08/04/2025 às 12:26

“Há dez anos o Amazonas não realizava um concurso para ingresso na magistratura estadual”. Assim afirmou o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), desembargador Jomar Fernandes, na Faculdade Martha Falcão.

Agora, o TJ-AM deu início nesta terça-feira (8/4) à aplicação das provas do concurso público para juiz substituto, com a realização da prova discursiva pela manhã em quatro faculdades da capital amazonense.

Dessa forma, Jomar Fernandes, acompanhou pessoalmente a abertura dos lacres dos malotes com as provas, na Faculdade Martha Falcão, em Manaus, junto com integrantes da comissão do concurso do TJ-AM.

Segundo informações do tribunal, no total, 2.500 candidatos tiveram as inscrições confirmadas neste concurso.

Nesse sentido, as provas estão sendo aplicadas em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela realização do certame.

Assim, a primeira etapa, ocorrida na manhã desta terça-feira, foi realizada de forma tranquila nos quatro locais de prova:

  • – Faculdade Estácio,
  • – Faculdade Martha Falcão/Wyden,
  • – Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)
  • – e Universidade Paulista (Unip).

“Ser juiz no nosso estado é um desafio, pelas dimensões territoriais e dificuldades de acesso às comarcas, mas é também uma realização profissional, de servir à Justiça e garantir os direitos do cidadão. Estamos confiantes no sucesso deste concurso, com o apoio da FGV e a dedicação dos candidatos”,

destacou o presidente do TJAM.

Assim, o concurso oferece 26 vagas para o cargo de juiz substituto, sendo 14 de ampla concorrência, seis destinadas a pessoas com deficiência, cinco para candidatos negros e uma vaga para indígena. Além disso, haverá formação de cadastro de reserva.

Por conseguinte, o certame continua na parte da tarde, com aplicação da prova prática de Sentença Cível, das 16h às 20h, com abertura dos portões às 14h30 e fechamento às 15h30.

A seleção segue nesta quarta-feira (9/4), com a aplicação da prova prática de Sentença Criminal, no turno da tarde, só que iniciando mais cedo: os portões serão abertos às 11h30 e fechados às 12h30, com início às 13h, sempre no horário de Manaus.

*Com informações do TJ-AM.

Leia mais

Foto: Chico Batata/TJ-AM