Governo prioriza diálogo para ampliar exceções ao tarifaço dos EUA

“A prioridade não é retaliar, é resolver", diz Alckmin sobre as tarifas americanas

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 09/08/2025 às 19:33 | Atualizado em: 09/08/2025 às 19:33

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, confirmou neste sábado (9 de agosto) que o foco do governo é resolver o tarifaço, buscando ampliar as exclusões das tarifas consideradas inadequadas.

 “A prioridade não é retaliar, é resolver. Procurar ampliar o número de setores que sejam excluídos, fiquem fora dessas tarifas, que entendemos extremamente injusta”

O vice-presidente confirmou que Lula anunciará na próxima semana um pacote de medidas para apoiar as empresas mais impactadas pelas tarifas.

Vale destacar que o Brasil já acionou a Organização Mundial do Comércio (OMC) para contestar as tarifas aplicadas pelos Estados Unidos, reafirmando a busca por soluções diplomáticas para o impasse comercial.

Isenção do IPI

Na ocasião, o vice-presidente também celebrou o crescimento de 15,7% nas vendas de veículos em julho, atribuído à isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos sustentáveis, que entrou em vigor no mês passado.

Segundo Alckmin, a medida ajuda o consumidor a adquirir carros com desconto, impulsionando a produção e as vendas na indústria automotiva.

Com informações da Agência Brasil.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil