Governo faz dia D de mobilização contra o HPV

Publicado em: 11/03/2017 às 18:29 | Atualizado em: 11/03/2017 às 18:35

O Governo do Amazonas lançou neste sábado, dia 11, o dia D de mobilização contra o vírus HPV.  O Estado é pioneiro no país na imunização de crianças e adolescentes contra o vírus.

O HPV causa o câncer de colo uterino, doença que  mais mata mulheres no Estado. Liderada pela primeira-dama Edilene Gomes de Oliveira, a mobilização aconteceu em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) com uma caminhada e ação de cidadania realizada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) com orientações para prevenção à doença.

Instituído pelo governador José Melo, o dia D integra a “Semana Estadual de Conscientização sobre o Vírus do Papiloma Humano – HPV” (Decreto nº 37.696, de 10/03/2017). 100% prevenível, o vírus é o causador do câncer de colo de útero, o mais incidente entre as mulheres amazonenses e também o que mais mata. Somente ano passado, 250 mulheres morreram por causa da doença, conforme números da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

O vírus do HPV também é responsável por cerca de 70% dos casos de câncer de pênis, metade dos casos de câncer no ânus e também de câncer na boca. “Hoje é o pontapé inicial dessa Campanha. O Amazonas tem a primeira posição no Brasil nos índices de câncer do colo uterino. Precisamos diminuir este quadro”, disse Edilene.

 

 

Fotos: Ismael Neves / FPS