Governo e Prefeitura de Manaus juntos para matricular 830 mil alunos

Rede estadual tem 536,7 mil vagas.

Adrissia Pinheiro

Publicado em: 11/12/2024 às 18:36 | Atualizado em: 11/12/2024 às 18:36

Mais de 830 mil vagas serão disponibilizadas nas redes públicas de ensino do Amazonas para o ano letivo de 2025.

Desse total, 262.048 mil serão para novos alunos, das quais 184.656 são para a rede estadual e 77.392 para a rede municipal de Manaus.

Os dados foram apresentados na manhã desta quarta-feira (11), pelas secretarias de Educação do estado (Seduc) e município (Semed).

O calendário 2025 inclui os processos de rematrículas automáticas, reordenamentos, transferências (inclusive de alunos com deficiência), matrícula de novos alunos e atendimento a retardatários.

A reserva de vagas será feita prioritariamente pelo site, tanto para rede municipal de Manaus quanto para a rede estadual, nos 62 municípios.

Além do site, todas as escolas das redes estadual e municipal de Manaus estarão abertas para atender o público que não tem acesso à internet.

As rematrículas automáticas para alunos da rede estadual do Amazonas já se iniciam no próximo dia 13 de dezembro e seguirão até o dia 3 de janeiro de 2025.

Para alunos da rede municipal de Manaus, as rematrículas automáticas iniciam no dia 16 de dezembro e seguirão também até o dia 3 de janeiro de 2025.

Todo o processo de matrículas será realizado pelas próprias escolas.

Em seguida, ocorrerá o encaminhamento do reordenamento (de todos os ensinos), no dia 6 de janeiro.

Pais ou responsáveis terão que confirmar o reordenamento nos dias 7 e 8 de janeiro, nas novas escolas dos alunos.

O reordenamento é destinado aos estudantes cuja escola atual não oferece continuidade de ensino. Esse processo já está em curso, por meio da gerência de pesquisa e estatística, da Seduc, e da gerência de matrículas da Semed.

O próximo passo é referente à transferência e matrícula de alunos novos com deficiência, que têm prioridade de atendimento, baseada na Lei 13.146 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, que acontece nos dias 09 e 10 de janeiro. Após as prioridades, as transferências seguem com os demais estudantes que já são da rede pública do Amazonas, no período de 13 a 14 de janeiro.

Esse procedimento poderá ser feito on-line, por meio do site das matrículas (https://matriculas.am.gov.br), ou presencial nas mais de 1,1 mil escolas da rede estadual e da rede municipal de Manaus.

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Novos alunos

O processo de matrícula para novos alunos, tanto da rede estadual, quanto da rede municipal, poderão ser realizados de forma on-line pelo https://matriculas.am.gov.br, onde deverá ser feito um cadastro prévio, ou de maneira presencial, nas escolas públicas.

Entre 9 e 10 de janeiro, serão realizados os atendimentos para alunos com deficiência (de todos os ensinos). E de 15 a 17 de janeiro, todos os demais alunos novatos.

O atendimento para novos alunos da rede municipal, pode ser feito de maneira online por meio do site matriculas.am.gov.br, onde é necessário realizar um cadastro prévio, ou presencialmente, nas escolas da rede municipal.

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Vagas

Para o ano letivo 2025, a rede estadual de ensino ofertará 536.737 mil vagas, tanto na capital, quanto no interior.

A estimativa é de que 352.081 sejam de rematrículas e reordenamentos, e 184.656 de estudantes novatos.

Já na rede municipal da capital, a Semed rematriculará 215.917 mil discentes e ofertará 77.392 novas vagas, podendo chegar a 293.309 mil vagas de alunos matriculados.

Matrícula

Caso não seja possível realizar a matrícula presencialmente, o candidato pode solicitar a reserva de vaga para os seguintes níveis de ensino: educação infantil, ensino fundamental (1º ao 9º ano), ensino médio (1ª a 3ª série) e educação de jovens e adultos (eja).

A reserva de vaga tem validade de três dias úteis, após esse período, perderá a validade e será necessário solicitar uma nova reserva.

A matrícula será efetivada somente quando o responsável legal ou o próprio aluno maior de 18 anos comparecer à escola com a documentação necessária.

A matrícula é gratuita, sendo proibido o condicionamento à cobrança de taxas ou qualquer exigência financeira ou material.

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E as creches?

Para as matrículas nas creches municipais, o período de inscrição é de apenas três dias, de 6 a 9 de janeiro.

A inscrição será realizada unicamente por meio do site inscricaocreche.semed.manaus.am.gov.br, conforme a Semed.

O resultado das inscrições confirmando suas efetivações será divulgado no dia 17 de janeiro de 2025 e pode ser confirmado por meio do site inscricaocreche.semed.manaus.am.gov.br, redes sociais da secretaria e nas unidades das creches.

A confirmação da matrícula deve ser feita pelas famílias contempladas nas creches de 20 a 22 de janeiro.

Para agilizar o processo de matrícula, de acordo com a Semed, é preciso apresentar os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento da criança,
  • RG e CPF dos pais ou responsáveis,
  • Comprovante de residência atualizado,
  • Cartão de vacinação da criança e
  • Número de Identificação Social (NIS), caso possua.

As etapas para realizar a matrícula são:

  • Acessar o site oficial da matrícula online e consultar as vagas abertas;
  • iniciar o processo clicando no ícone “matrícula online”;
  • realizar a pré-matrícula online acessando o site com o CPF e senha, ou por meio da conta gov.br;
  • caso ainda não tenha uma conta, crie um cadastro clicando no ícone amarelo “cadastre-se”;
  • preencher os dados solicitados, tanto da criança quanto dos pais ou responsáveis;
  • após a pré-matrícula, Semed realizará a alocação das vagas conforme a disponibilidade, enviando a confirmação da matrícula.

Canais de atendimento

A Seduc disponibiliza, em caso de dúvidas, os seguintes canais de comunicação: Telefone: 0800 092 5050; WhatsApp: 800 092 5050 e o e-mail: [email protected]. Na Semed, os canais de atendimento são os e-mails [email protected] e [email protected].

Cadastro

Para os alunos novatos na rede pública de ensino, a primeira etapa para solicitar a matrícula é o cadastro on-line dos responsáveis, que já pode ser feito no site. Basta inserir o nome, e-mail e CPF do responsável.

O sistema enviará um código para a caixa de entrada do e-mail informado e esse código deve ser inserido na tela de cadastro inicial.

Só depois dessa etapa será possível dar seguimento ao cadastro do responsável e do aluno.

Também é possível acessar o site utilizando as credenciais do Gov.BR, o portal de serviços do governo federal.

Foto: Thiago Corrêa/Secom