Governo inicia “corujão de cirurgias” para reduzir internações no AM
Objetivo é retirar, em 30 dias, 180 pacientes da fila de espera dos três principais hospitais e prontos-socorros de Manaus

Publicado em: 27/10/2020 às 07:44 | Atualizado em: 27/10/2020 às 07:44
Começou na noite desta segunda-feira, dia 26, no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, o plano de cirurgias ortopédicas noturnas.
Com procedimentos realizados no período entre 19h e 01h, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) pretende retirar, em 30 dias, 180 pacientes da fila de espera dos três principais hospitais e Prontos-Socorros de Manaus.
“Estamos iniciando agora um plano emergencial de desospitalização de pacientes que estão, na nossa rede de emergência, ocupando leitos nos hospitais. Estamos utilizando o período noturno, das 19h às 1h, com a meta mínima de três cirurgias por dia”, disse Marcellus Câmpelo, titular da SES-AM.
O secretário explicou que o objetivo é realizar, de segunda a sexta-feira, 15 cirurgias somente no Hospital 28 de agosto, ressaltando que a ação aconteceu paralelamente nos HPS’s João Lúcio e Platão Araújo.
As unidades foram reforçadas com recursos humanos, equipamentos e insumos.
Leia mais
Governo cria na SES-AM órgão de controle interno da saúde
A SES-AM contratou de forma temporária, pelo período de 30 dias, 85 técnicos de enfermagem para reforçar o quadro das três unidades.
Também foram adquiridos materiais, como perfuradores, e houve reforço no abastecimento de órteses, próteses e Materiais Especiais (OPMEs), indispensáveis para a realização dos procedimentos.
O plano faz parte de um conjunto de medidas implementadas pelo Governo do Amazonas com vistas a reorganizar a rede estadual de saúde e aumentar a capacidade operacional das unidades para o enfrentamento da Covid-19 no período sazonal da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Vasculares
O mesmo trabalho de desospitalização será adotado para pacientes que aguardam procedimentos vasculares de baixa e média complexidades e de vias biliares (retirada de pedra na vesícula).
Para isso, outras unidades da rede estadual, como o Hospital Geraldo da Rocha, estão dando retaguarda para internação e procedimentos vasculares menos complexos, a exemplo dos pacientes de pé diabético.
Neste final de semana, a unidade já começou a receber os primeiros pacientes vasculares e clínicos, liberando até esta segunda-feira um total de 15 leitos, nos HPS’s 28 de Agosto, Platão Araújo e João Lúcio.
O plano de cirurgias ortopédicas e o de procedimentos vasculares e vias biliares ocorrerá em etapas, até que o Estado tenha sanado os casos de pacientes internados que necessitem de cirurgias de segundo tempo, aquelas que já não se encaixam no perfil de urgência e que podem ser realizadas de forma programada.
*Com foto e informações da Secom.