Governador mostra ao ministro estrutura de atendimento do Delphina Aziz

Wilson Lima apresentou ao ministro da Saúde uma das alas de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Bloco Cirúrgico, Centro de Diagnóstico e laboratórios

Governador mostra ao ministro estrutura de atendimento do Delphina Aziz

Publicado em: 11/09/2021 às 21:06 | Atualizado em: 12/09/2021 às 13:05

O governador Wilson Lima apresentou ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, neste sábado (11), a estrutura do Hospital e Pronto Socorro (HPS) Delphina Aziz, unidade de referência para pacientes diagnosticados com covid-19 no Amazonas.

Na visita, o governador informou que, com a redução das internações pela doença, o estado iniciou um planejamento para o hospital que, em breve, vai retomar cirurgias.

Leia mais

Justiça condena Braga tirar fake news que postou contra Wilson Lima

O ministro destacou a importância da estrutura do Delphina para reforçar o atendimento de alta complexidade no estado e ressaltou que a parceria entre o Governo do Amazonas e as prefeituras municipais para a realização de mutirões de vacinação tem sido fundamental para a desaceleração da pandemia em todo estado.

Unidade de referência

Wilson Lima apresentou ao ministro da Saúde uma das alas de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Bloco Cirúrgico, Centro de Diagnóstico e laboratórios.

“Estive aqui conversando com o ministro e ouvindo as orientações dele e, nesse momento, a gente vai atender aquelas cirurgias que são básicas, de cirurgias gerais, mas vamos tornar o Delphina Aziz uma referência para alta complexidade, porque a estrutura do hospital permite que a gente faça isso”, ressaltou o governador.

Wilson Lima destacou que quando assumiu o Governo do Amazonas, em 2019, a unidade estava subutilizada, tendo somente 30% da capacidade ativada. Em janeiro daquele ano, apenas dois dos seis andares funcionavam com um pronto-socorro, serviço de apoio diagnóstico e 10 leitos de UTI.

A unidade tem hoje 180 leitos de UTI ativos, sendo o quarto maior hospital do país com oferta de leitos de UTI exclusivos para casos de Covid-19. No total, somando com leitos clínicos, o hospital tem 395 leitos em operação e todos os seis andares estão ativos.

O Hospital Delphina Aziz, no auge da pandemia, tornou-se o 3º hospital no Brasil que mais possuía leitos de UTI para pacientes com Covid-19, totalizando 180.

Delphina ficou à frente de hospitais como Hospital das Clínicas de São Paulo, Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, no Rio de Janeiro, e Hospital Júlia Kubitschek, em Minas Gerais.

“Esse hospital decorre do esforço das autoridades sanitárias do Amazonas que entregaram uma estrutura hospitalar de altíssimo nível para o amazonense e eu não tenho medo de dizer que deve ser uma referência para a região Norte do Brasil, com certeza. Dá orgulho de se ver um hospital como esse para atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Então, governador Wilson Lima, em nome do presidente, Jair Messias Bolsonaro, como ministro da Saúde, cumprimento o senhor pelo esforço de ter colocado à disposição do povo do Amazonas essa estrutura”, avaliou Queiroga.

Novos atendimentos

Com a redução dos casos e internações por Covid-19, o Hospital Delphina Aziz passou a ser, desde agosto, uma unidade de retaguarda e de atendimento de outras causas clínicas. E, a partir de segunda-feira (13/09) será ampliado a oferta do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) com a previsão de atendimento de 54 mil exames por mês.

Foto: Tácio Melo/Secom