Governador inaugura hospital da Nilton Lins com 16 leitos de UTI

De acordo com o governo, a unidade começa a operar com 66 leitos, sendo 16 de UTI

Governador hospital Nilton Lins 16 leitos UTI

Publicado em: 18/04/2020 às 18:55 | Atualizado em: 18/04/2020 às 18:55

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), inaugurou hoje, dia 18, o hospital de retaguarda da Nilton Lins, o segundo de referência para pacientes do coronavírus (covid-19).

De acordo com o governo, a unidade começa a operar com 66 leitos, sendo 16 de UTI. Contudo, continuará buscando insumos e pessoal de saúde para chegar a 400 leitos totais.

Wilson disse que está se esforçando para ampliar a capacidade de atendimento da rede estadual.

“Os pacientes já começam a chegar hoje, e a gente vai aumentando essa estrutura gradativamente. Aqui nós temos a capacidade para chegar a 400 leitos”, disse.

Conforme a secretária de Saúde (Susam), Simone Papaiz, o hospital vai funcionar com bombeiros militares da área de saúde, aprovados em concurso público de 2009. Esse quadro foi convocado neste mês pelo governador para reforçar o corpo de médicos, enfermeiros e outros profissionais.

Simone disse que o novo hospital tem estrutura para atender alta complexidade, com equipamentos de tomografia, ressonância e leitos de internação, tanto clínicos quanto de UTI.

“Esse aumento gradativo de abertura de leitos vai estar junto com a questão de equipamentos. À medida que a gente receba mais equipamentos, e havendo a contratação total de pessoas, a gente vai chegar nessa totalidade”.

De acordo com ela, o avanço na abertura de leitos terá de ser rápido “porque precisamos desafogar os atendimentos nas unidades de pronto-atendimento, que são os nossos SPA”.

Wilson disse que o hospital vai receber pacientes “referenciados”. Ou seja, eles primeiramente passaram por triagem em outra unidade da rede, as chamadas “portas abertas”, como os SPA.

“Depois que o profissional da área da saúde avaliar é que ele vai encaminhar essa pessoa aqui para o hospital Nilton Lins”.

Em suma, o governador explicou que o novo hospital não será para atendimento aberto à população.

 

Leia mais

Wilson divulga gastos e ações contra coronavírus em portal de transparência

 

 

Foto: Diego Peres/Secom