Ex-ministro do STF Marco Aurélio alerta que ‘a corda está muito esticada’

O ex-ministro Marco Aurélio de Mello se refere aos contra-ataques recentes do presidente Jair Bolsonaro a ministros do Supremo Tribunal Federal

ex-ministro, stf, aurelio, alerta

Publicado em: 07/08/2021 às 15:09 | Atualizado em: 07/08/2021 às 15:16

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello afirmou que o presidente Jair Bolsonaro está ‘esticando a corda’ com os ataques e ameaças feitas ao Poder Judiciário. A declaração foi dada ao jornal Valor Econômico (para assinantes) deste sábado, 7, e republicada por Carta Capital. 

“A corda está muito esticada. Falta compreensão, temperança e serenidade. Perdem as instituições, a democracia e a República”, alertou o ex-ministro.

Mello se refere aos ataques recentes de Bolsonaro aos ministros do STF e ao Judiciário. Na última semana, o presidente chegou a ameaçar Alexandre de Moraes dizendo que ‘a hora dele iria chegar’.

Barroso foi chamado de ‘filho da puta’ em vídeo publicado pelo presidente e foi alvo de mentiras durante discurso de Bolsonaro a empresários em Santa Catarina.

Controvérsias de Mello

O ex-ministro já foi muito criticado quando compunha a corte suprema por decisões controversas. Em uma delas mandou soltar quase 80 presos em 2020 com base no trecho do pacote anticrime que trata das prisões preventivas. 

O entendimento usado foi o mesmo que beneficiou o traficante André Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap, um dos chefes do PCC.

Leia mais

Barroso posta música ‘Fixação’ e ironiza Bolsonaro que o xingou

Marco Aurélio marcou ainda sua passagem pelo STF ao criticar duramente o colega ministro Alexandre de Moraes em 2019. Moraes havia censurado publicações de duas revistas eletrônicas. Sobre a censura, o ex-ministro desabafou: “Mordaça, mordaça! “Não me lembro, nem no regime pretérito, que foi um regime de exceção, coisas assim, tão violentas como foi essa”.

Com informações da revista Carta Capital

Foto: Nelson Jr./SCO/STF