‘Estão querendo antecipar as eleições’, diz Plínio Valério

Comentário é sobre a repercussão negativa de discurso em que diz que "não entende p... nenhuma de ZFM" e que passou mais de seis horas ao lado de Marina Silva, sem enforcá-la

Empresários almoçam com senador que diz não entender ‘pn' da ZFM

Neuton Correa, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 19/03/2025 às 07:30 | Atualizado em: 19/03/2025 às 07:35

O senador Plínio Valério (PSDB) disse que a circulação de recortes de seu discurso em evento da Fecomércio, na sexta-feira, 14, em Manaus, é uma tentativa de antecipar as eleições de 2026.

Dois trechos do discurso dele tiveram grande repercussão negativa nas redes sociais. 

Num deles, ele aparece dizendo que “não entende p… nenhuma de zona franca”.

Noutro, o senador Plínio diz. “A Marina esteve na CPI das ONGs, 6 horas e 10 minutos. Imagina o que é tolerar a Marina por 6 horas e 10 minutos sem enforcá-la…”.

O discurso recebeu repúdio da deputada estadual Alessandra Campêlo (Podemos). Ela preside a comissão da Mulher da ALE-AM.

“É esse tipo de comportamento que legitima a cultura da violência contra as mulheres no Brasil. Contra homens, claro, ele aguentaria algumas horas sem “enforcá-los”, mas quando do lado oposto do debate tem uma mulher pode tudo, não é?”

Para ela, foi um comportamento machista, misoginia.

“É machismo, misoginia, ódio às mulheres. Não contem com meu silêncio”.

Sobre isso, ao BNC Plínio reagiu, mostrando que sua família é formada por mulheres. “Olha aí o meu ódio às mulheres: Uma mulher, quatro filhas e seis netas”.

Mais à frente, ele reafirmou: “Machista? Seria loucura minha com tantas mulheres ao redor”.

Eleições de 2026

No ano que vem, para renovar seu mandato de senador, Plínio Valério precisará disputar as eleições. No evento da Fecomércio, ele revelou que tem sido aconselhado a vir candidato a deputado federal. Contudo, acrescentou que reage afirmando que não desistirá de sua reeleição.

Além dele, Eduardo Braga (MDB) também terá que disputar reeleição. O governador Wilson Lima (União) deverá também disputar o cargo. O deputado federal Capitão Alberto Neto também cogitar disputar uma das duas vagas.

Leia mais

Foto: reprodução/rede social/Fecomércio