Derrotado no PT, Ricardo aponta “interesses externos” contra seu nome
José Ricardo afirma que o diretório nacional do PT deve se manifestar sobre a escolha do pré-candidato a prefeito de Manaus

Publicado em: 28/05/2020 às 21:49 | Atualizado em: 28/05/2020 às 21:49
O deputado federal José Ricardo, derrotado no PT para disputar a Prefeitura de Manaus, se manifestou hoje (28) em nota sobre a escolha nas prévias internas do nome de Sinésio Campos, deputado estadual.
De acordo com sua opinião, “o melhor caminho seria a unidade do PT e um amplo debate político interno”.
Ele, que aparece entre os três primeiros nas pesquisas eleitorais a prefeito de Manaus, desde 2019, disse ter o apoio de vários grupos internos.
“Dentre as três candidaturas postas, fui o mais votado”. Ricardo se referia, dessa maneira, ao segundo turno das prévias deste dia 27, quando saiu derrotado na escolha do pré-candidato.
De acordo com ele, nesse momento deveria ter havido mais debates em busca da unidade. Porém, segundo ele, “acordos políticos e atropelos entre alguns grupos” impediram isso.
E acusou que há “interesses externos” ao PT que não querem sua candidatura.
Apesar de tudo, Ricardo disse esperar por intervenção do diretório nacional na questão.
Leia mais
“O mimimi tem que ficar de lado. O PT tem um pré-candidato. Sinésio Campos”
Para presidente zonal do PT, escolha de Sinésio foi “equívoco”
Confira a nota de José Ricardo, na integra
Sobre a reunião do Diretório do PT de Manaus e escolha do candidato do partido para as eleições municipais deste ano, entendo que o melhor caminho seria a unidade do PT e um amplo debate político interno.
Coloquei meu nome e toda trajetória política à disposição do partido para essa disputa. Vários grupos internos confirmaram apoio à minha indicação, pelo qual agradeço muito. Dentre as três candidaturas postas, fui o mais votado.
Para o 2º turno, deveria ter mais debates e tentativa de unidade. Acordos políticos e atropelos entre alguns grupos impediram essa possibilidade. Por isso, em protesto, vários dirigentes e diretorianos do PT de Manaus se retiraram da reunião.
A Direção Nacional do PT já tinha definido, meses atrás, que as candidaturas nas capitais e em cidades com mais de cem mil eleitores, obrigatoriamente, deveriam ser decididas pela Direção Nacional do Partido, sendo avaliadas e confirmadas, de acordo com as estratégias do partido, considerando o potencial eleitoral, inserção na sociedade e a trajetória de lutas em prol da população. Portanto, o PT nacional deverá manifestar seu posicionamento sobre Manaus.
Certamente há interesses de fora do partido que não querem a minha candidatura.
Mas, assim mesmo, continuo à disposição do partido para continuarmos a luta pelos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras e para melhorar a vida do povo da cidade de Manaus e do Estado do Amazonas.
Manaus, 28 de maio de 2020.
José Ricardo Wendling
Deputado Federal – PT/AM e Pré-Candidato a Prefeito de Manaus
Foto: Reprodução/Facebook José Ricardo