Deputado cobra dados de recursos e equipamentos liberados para o AM

Pedido é do deputado Átila Lins ao novo ministro da Saúde, Nélson Teich. Por lei, o ministério é obrigado a fornecer os dados

Da Redação do BNC AMAZONAS em Brasília

Publicado em: 27/04/2020 às 16:33 | Atualizado em: 28/04/2020 às 11:32

O deputado federal Átila Lins (PP-AM) encaminhou, nesta segunda-feira, dia 27, um pedido de informação ao Ministério da Saúde.

Ele quer saber sobre o envio de equipamentos e de recursos para combater o coronavírus (Covid-19) no Amazonas.

Na solicitação ao ministro Nélson Teich, Átila pergunta sobre a quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o número de respiradores, de testes rápidos e quais os medicamentos enviados.

 

Liberação de recursos

O pedido de informação também solicita os dados atualizados sobre quanto foi liberado de recursos para o enfrentamento da Covid-19 ao Governo do Estado, à Prefeitura de Manaus e às demais 61 Prefeituras do interior do Amazonas.

A iniciativa ocorre por conta da preocupação do parlamentar com aumento exponencial dos casos de coronavírus no Estado do Amazonas.

Hoje, já são 3.928 casos confirmados e 320 óbitos.

“O sistema de saúde quase chegando ao colapso. Nós não sabemos com clareza o tamanho do auxilio do governo federal ao nosso estado. Daí o encaminhamento desse pedido de informação ao ministro Nélson Teich”, explica Átila.

 

Recursos

Outra demanda urgente do governo do Estado é com relação aos recursos humanos para o atendimento aos pacientes da Covid-19.

Por essa razão, o deputado federal amazonense também solicitou ao ministro Nélson Teich o número de médicos intensivistas e técnicos de enfermagem que foram enviados ao Amazonas pelo Programa “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”.

Obrigação legal

O pedido do parlamentar aos ministros de Estado é Constitucional (artigo 50) e regimental (arts 115 e 116 do Regimento da Câmara dos Deputados).

Portanto, o Ministério tem obrigação de responder os questionamentos do parlamentar.

“Vou aguardar a resposta do Ministério da Saúde. Assim que chegarem essas informações tão importantes e necessárias, compartilharei com o povo do Estado do Amazonas”, promete Átila Lins.

 

Foto: Divulgação