De 24 deputados da ALE-AM, eleitor hoje lembra mais de 6
Pesquisa Ipen/G6 mostra que, de 1.500 eleitores, nem 20 votariam no primeiro colocado. Confira a intenção de voto.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 01/08/2025 às 06:00 | Atualizado em: 01/08/2025 às 06:31
Pesquisa do Instituto de Pesquisas do Norte (Ipen), em parceria com o consórcio de sites G6, revelou que a maioria dos eleitores do Amazonas não está atenta à pré-campanha feita por deputados estaduais e outros políticos de olho nas eleições de 2026.
O levantamento entrevistou 1.500 eleitores em Manaus e outros 11 municípios do estado, incluindo os maiores colégios, entre os dias 18 e 25 de julho: Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Coari, Maués, Manicoré, Iranduba, Careiro, Borba, Autazes e Tefé.
Desses 1.500, 84,7% não souberam ou não quiseram responder em quem votariam se a eleição fosse hoje. Outros 2,1% afirmaram que votariam em branco ou nulo.
Apesar de grande parte dos 24 parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) já se movimentar politicamente, apenas seis nomes foram lembrados espontaneamente entre os 12 políticos mais citados na pesquisa. São eles:
- 1- Cristiano D’Ângelo
- 2- Roberto Cidade
- 3- Mayra Dias
- 4- Maiara Pinheiro
- 5- Carlinhos Bessa
- 6- Thiago Abrahim
Leia mais
Pesquisa Ipen/G6 aponta eleitor do AM distanciado do deputado federal
📉 Legislativo em baixa
Assim como ocorreu no levantamento da intenção de voto do amazonense para deputado federal, nenhum dos nomes citados para deputado estadual alcançou sequer 20 menções entre os 1.500 entrevistados.
Trata-se de um resultado pífio, de 1,3%, do deputado D’Ângelo, o primeiro colocado. O segundo, o vereador Alexandre Salazar, campeão de votos em Manaus no pleito de 2024, não obteve 14 citações.
O resultado, dessa forma, a menos de um ano da definição de candidaturas, indica um baixo engajamento popular em escolher um nome para votar a deputado.
Piores desempenhos tiveram outros nomes bem conhecidos da política amazonense, como o ex-presidente da Câmara Municipal de Manaus Caio André Oliveira e os ex-deputados federais José Ricardo Wendling e Pablo Oliva, foram citados apenas uma vez cada.

Essa desconexão no período pré-eleitoral, portanto, reforça aos pretendentes a uma cadeira na ALE-AM que terão de se esforçar mais porque as campanhas antecipadas ainda não causam impacto na memória do eleitor.
Afinal, quase 85% dos 1.500 entrevistados, ou 1.302 deles, hoje anulariam ou votariam em branco ou simplesmente não sabem ou preferem não revelar o seu candidato a deputado estadual.
Mesmo com tantos nomes em circulação, nesta lista por exemplo, o eleitor amazonense parece não enxergar, por enquanto, nenhuma liderança com força real de representação. O maior candidato é, portanto, o desconhecimento.
📊 Dados da pesquisa
- ◆ Período de realização: 18 a 25 de julho
- ◆ Nº de eleitores: 1.500
- ◆ Local: Manaus + 11 municípios
- ◆ Margem de erro: 2,5% para mais ou para menos
- ◆ Nível de confiança: 95%
Fotomontagem: BNC Amazonas