David Reis comanda cerimônia de posse de prefeito e vereadores
Vereador, cotado para assumir o comando da CMM, conduziu o primeiro ato dos trabalhos legislativos com base em norma que condiciona o vento

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 01/01/2025 às 18:18 | Atualizado em: 01/01/2025 às 18:44
Sob comando de David Reis (Avante), o prefeito reeleito de Manaus, David Almeida (Avante), e os 41 vereadores eleitos nas eleições municipais de 2024 tomaram posse nesta quarta-feira (1) dos mandatos para prefeitura e Câmara Municipal de Manaus (CMM).
A cerimônia, que aconteceu no Teatro Amazonas, marca o primeiro ato do vereador, que é um dos cotados para assumir a direção da CMM após a saída de Caio André (União Brasil).
O parlamentar presidiu a Câmara no último biênio (2023/2024), mas não conseguiu se reeleger.
Conforme regimento interno da Casa, a reunião preparatória da primeira sessão legislativa de cada legislatura deve ser conduzida pelo “vereador eleito para o cargo de presidente que assumiu mais recentemente na legislatura anterior”.
Dessa maneira, a norma permitiu a Reis, que foi presidente da CMM entre 2021 e 2022, conduzir a solenidade, que contou com a presença de diversas autoridades do Amazonas.
Ausência
Em meio ao impasse entre governo e prefeitura, a ausência do governador Wilson Lima (União Brasil) chamou a atenção.
Baixa renovação
A nova legislatura da Câmara de Manaus é considerada uma das menores em questão de renovação nos últimos 12 anos.
O índice ficou em 32%, com 13 novatos entre os parlamentares, enquanto 28 vereadores foram reeleitos.
O Avante, partido do prefeito, terá a maior bancada, com sete cadeiras. O União Brasil, comandado no estado por Wilson Lima, ficará com seis e o PL com quatro, seguidos por outros partidos.
Apesar da maior bancada, o prefeito deve enfrentar uma oposição mais forte, embora isso não deva afetar a aprovação de seus projetos.
Após a posse, os vereadores seguem para a sede da Câmara Municipal, onde elegerão o novo presidente e os membros da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026.
Leia mais
Tony Medeiros e ex-vereadores no time de David Almeida
Foto: Reprodução/YouTube