Cidade diz que indústria da ZFM vai se fortalecer com tarifaço dos EUA
Deputado avalia que crise global pode atrair indústrias estrangeiras e gerar empregos no Amazonas.

Bruna Lira, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 05/04/2025 às 11:45 | Atualizado em: 05/04/2025 às 12:04
A indústria da ZFM (Zona Franca de Manaus) vai sair fortalecida do tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos ao Brasil e outros países nesta semana.
Essa opinião é do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Roberto Cidade, em entrevista exclusiva ao BNC Amazonas neste dia 4 de abril.
“Na minha convicção, no meu entendimento, o Amazonas vai ganhar. Mas, nós temos que entender de que forma vai ser”.
Conforme o deputado, o momento traz dupla situação: risco e oportunidade.
Apesar do risco à economia do país e da região amazônica, Cidade prefere ver na medida de Donald Trump oportunidade para o desenvolvimento do estado.
Por exemplo, mencionou que o polo industrial da ZFM poderá atrair investimentos estrangeiros, principalmente chineses, diante da atual conjuntura comercial global.
“Nós vamos ter riscos e vamos ter oportunidades. Os riscos vão ser se os produtos chineses vierem para cá e começarem a prejudicar os produtos brasileiros. Mas, essas oportunidades também vão vir. Se a gente puder trazer essas impostas aqui, principalmente para a Amazônia, principalmente para a Zona Franca de Manaus, nós vamos poder ter mais geração de emprego e de renda”.
Leia mais
‘Feclam cumpriu papel de fortalecer o Legislativo’, diz Cidade
ALEAM puxa debate
Cidade afirmou que a ALE-AM vai ter atitude protagonista ao puxar o debate sobre os efeitos da tarifação imposta pelos norte-americanos, de 10% para os produtos brasileiros.
“Nessa semana que vem nós já vamos debater esse tema, nós vamos dialogar, conversar e falar com o secretário Serafim Corrêa [de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, do estado], que foi deputado dessa casa, para que ele venha aqui. O Jorge [Nascimento Júnior, presidente] da Eletros, que é uma pessoa extremamente empenhada no setor. [Vamos] falar com todo o setor da indústria e dizer que a assembleia vai estar de portas abertas para o debate, para construir alternativas e aproveitar essa oportunidade”.
Além disso, ainda de acordo com o deputado, a exemplo do Governo do Estado, vai também encomendar estudos para acompanhar a questão fiscal com foco na economia do Amazonas e, sobretudo, da indústria da ZFM.
Confira a entrevista na íntegra
O Feclam de Cidade
Cidade realizou a 5ª edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam) nos dias 3 e 4, na ALEAM.
Foto: BNC Amazonas