Bolsonaro queria 1 milhão, PM do Rio vê 400 mil em ato só com 18,3 mil
Ato bolsonarista em Copacabana teve 18,3 mil pessoas, muito abaixo do esperado por Bolsonaro e da estimativa da PM.

Diamantino Junior
Publicado em: 16/03/2025 às 21:00 | Atualizado em: 16/03/2025 às 21:00
A manifestação bolsonarista realizada neste domingo (16/3) em Copacabana, Rio de Janeiro, teve um público muito abaixo do esperado por Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente projetava a presença de 1 milhão de apoiadores, enquanto a Polícia Militar do Rio estimou 400 mil participantes. No entanto, um levantamento da Universidade de São Paulo (USP), baseado em análise de imagens aéreas, apontou que o ato reuniu apenas 18,3 mil pessoas.
O estudo da USP utilizou a metodologia Point to Point Network (P2PNet), que analisa imagens capturadas por drones e aplica um software especializado para calcular o número de presentes. Entre 10h e 12h, período de maior concentração, os pesquisadores registraram o pico do evento e concluíram que a adesão foi 22 vezes menor do que a estimativa divulgada pela PM. A corporação, que é subordinada ao governador Cláudio Castro (PL), aliado de Bolsonaro, não revelou a metodologia usada para calcular os 400 mil participantes.
A baixa adesão confirma uma tendência de queda nas manifestações pró-Bolsonaro.
Em comparação, em 7 de setembro de 2022, uma pesquisa semelhante da USP registrou 64,6 mil participantes em Copacabana.
Já em abril do mesmo ano, um ato reuniu 32,7 mil pessoas.
O número deste domingo foi o menor já registrado em eventos de apoio ao ex-presidente.
Leia mais
Faixa ‘Sem Anistia’ se destaca em evento flopado de Bolsonaro
A discrepância entre os números reforça o debate sobre a real força política de Bolsonaro neste momento. Enquanto seus aliados insistem em inflar os dados, a realidade apontada por pesquisas independentes sugere um esvaziamento de sua base de apoio nas ruas.
Leia mais em Brasil 247
Foto: fotospúblicas