Aziz e Braga lançam-se pré-candidatos e poupam governo Wilson Lima

Prefeito de Manaus também definiu presença no grupo, mas nada disse do governador, que deve disputar vaga no Senado.

Pré-candidatura Omar e Braga

Bruna Lira, da Redação do BNC Amazonas 

Publicado em: 25/04/2025 às 15:41 | Atualizado em: 25/04/2025 às 15:41

Quem esperava que os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), junto com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), criticassem o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), saiu frustrado. O lançamento das pré-candidaturas para 2026, realizado neste 25 de abril, seguiu em tom pacífico.

Durante os discursos, os três líderes evitaram qualquer ataque direto. Além disso, pouparam ou ignoraram a gestão de Wilson Lima (UB). Em alguns momentos, até a ignoraram. Ainda assim, apresentaram-se como um grupo unido para as eleições de 2026.

Aziz focou na importância do movimento Amazonas Forte como base para sua campanha de volta ao governo.

Explorou também suas realizações na segurança pública de quando foi secretário da pasta (1997-2002), com Amazonino Mendes governador, e também como chefe do Executivo (2019-2014).

Além disso, de longe o mais ovacionado pelo auditório superlotado de políticos, militantes e apoiadores, Aziz fez questão de citar os feitos do governo do presidente Lula da Silva (PT) no Amazonas, como forma de reconhecimento.

“A melhor coisa de um homem e de uma mulher é ser grato e reconhecer quando recebe ajuda. Eu estou falando aqui com meus amigos e minhas amigas que vieram aqui hoje. O ‘Amazonas Forte’ é a retomada de muita coisa que eu e o Eduardo [Braga] fizemos, e eu dei continuidade quando cheguei no governo”, afirmou.

Sem mencionar especificamente um projeto, como o Ronda no Bairro, por exemplo, Aziz disse que projetos devem ser retomados, notadamente na segurança pública.

“É retomada para a segurança, não levando flores para bandido. É tratar bandido como deve ser tratado. É dessa forma que nós vamos voltar”.

Leia mais

Omar Aziz lidera todos cenários na primeira pesquisa ao Governo do Amazonas

tmj

Por seu turno, Almeida , que rompeu relações políticas com Wilson Lima na eleição de 2024, preferiu ressaltar sua adesão à eleição de Aziz e à reeleição de Braga ao Senado.

“Eu me uno a esse movimento para que, juntamente com os senhores, possamos trabalhar e melhorar a vida das pessoas do estado do Amazonas”.

Braga, talvez olhando para o seu pirão primeiro, fez apelo pela união do grupo.

“Nós, homens públicos, temos que colocar o interesse do Amazonas acima de qualquer interesse individual ou pessoal”.

Foto: BNC Amazonas