Asprom faz convite fraternal ao Sinteam e apela à unidade na greve

Números mostram desarticulação da greve dos professores

Publicado em: 30/04/2019 às 06:39 | Atualizado em: 30/04/2019 às 06:39

Em novo sinal de falta sintonia entre as entidades que encabeçam a campanha salarial 2019 dos trabalhadores em educação do Amazonas, o Sindicato do Professores e Pedagogos de Manaus (AspromSindical) fez ontem, no fim da noite, um convite “fraternal” ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam).

O convite é para uma assembleia geral extraordinária, marcada para ocorrer nesta terça-feira, dia 30, às 15h30, na sede do governo.

O convite apela para a formação de uma mesa de condução paritária e para unidade de luta.

O fim do texto mostra também a oposição entre as duas entidades.

“Esperamos, mais uma vez, que nosso convite, dessa vez, seja aceito e que consigamos atender aos apelos da base de nossa categoria, que deseja essa unidade na luta intensamente”, diz o AspromSindical em sua convocação ao Sinteam.

O racha no comando de greve, que já dura mais de duas semanas, com baixa adesão da categoria, ficou evidente em reunião dos dois sindicatos com o vice-governador Carlos Almeida (PRTB), nesta segunda-feira, dia 29.

O governo propôs pagar imediatamente os 3,93% de sua contraposta aos 15% do movimento até que os trabalhadores e o estado, em análise técnica, apontem a necessidade do valor em negociação.

O AspromSindical assinou de pronto o documento, mas o Sinteam pediu tempo para realizar assembleia e escolher os delegados para que rubricariam a proposta.

Leia mais

Racha na greve dos professores dificulta negociação com governo

 

Leia o apelo do AspromSindical ao Sinteam

SINDICATO DOS PROFESSORES E PEDAGOGOS DE MANAUS-ASPROMSINDICAL.

2° CARTA ABERTA AO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS-SINTEAM.

O AspromSindical convida, fraternalmente, ao Sinteam para realizar, no dia de amanhã, 30/04/19, Assembléia Geral Extraordinária Em Conjunto, com formação de Mesa de Condução da Assembléia de forma Paritária, para, em Unidade de Luta, se discutir e analisar a proposta apresentada pelo Vice-Governador Carlos Almeida de que a categoria do magistério aceite acordo para o encaminhamento de projeto de reajuste salarial de 3,93%, e, consequentemente, que a greve seja encerrada.

Tal convite se dá diante da extrema necessidade de que uma decisão desse porte seja tomada de forma unificada pela categoria do magistério. E pela certeza de que essa unificação da luta é determinante para a vitória dos trabalhadores da Educação.

Esperamos, mais uma vez, que nosso convite, dessa vez, seja aceito e que consigamos atender aos apelos da base de nossa categoria, que deseja essa unidade na luta intensamente.

A Assembléia Geral foi convocada para amanhã, 30/04/19, às 15:30h, na sede do Governo, na Compensa.
Nós estaremos lá, esperando que a Diretoria do Sinteam realize a Assembléia conjuntamente e que sua valorosa base possa decidir os rumos de nossa greve junto conosco.

Helma Sampaio

Coordenadora Geral.

 

Foto: Divulgação