App comprova: transporte público em Manaus é ruim

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 27/01/2017 às 18:30 | Atualizado em: 27/01/2017 às 19:04

O transporte público de Manaus sempre foi alvo de reclamações dos usuários por vários motivos, o principal em relação à demora dos ônibus em passar nos pontos.

Como parte dos argumentos para aumentar o valor da tarifa do serviço ruim, o prefeito de Manaus no lugar de Arthur Neto (PSDB), o vice Marcos Rotta (PMDB) lançou o aplicativo de internet “Cadê Meu Ônibus?”. Com a promessa de que estava resolvendo esse problema da população, que assim ficaria sabendo a hora exata em que o coletivo passaria na parada.

E de fato o programinha mostra isso, e também desnuda outros detalhes, que usuários estão tendo o desprazer de comprovar. O primeiro é que em boa parte das linhas o tempo de um ônibus para outro é bem longo. Chega a ser de uma hora em algumas delas, principalmente nos bairros mais afastados da região central.

A linha 086, que faz a integração do Terminal 5 (no bairro São José) ao bairro Puraquequara, na zona Leste de Manaus, é um bom exemplo. Nesta tarde, apenas dois ônibus cobriam o trajeto nessa região, que não sofre congestionamentos comuns em outros pontos da cidade. O itinerário é quase todo em linha reta, com poucos semáforos.

Mesmo assim, o intervalo de tempo entre um ônibus e outro era de mais de 40 minutos.

Para o morador do residencial Viver Melhor, na zona Norte, a situação era a mesma nesta tarde. Quem pensou em ir ao Centro da cidade usando a linha 356 teve de esperar mais de uma hora, isso na marcação do próprio app: “Atenção, tempo estimado de espera superior a uma hora”.

Nessa rota, a empresa também disponibilizou apenas dois ônibus para um itinerário estimado de mais de 20 quilômetros.

Para a concorrida rota ao bairro Mauazinho, na zona Leste, apenas três coletivos na linha 706, indicava o app. E o tempo de espera passava de uma hora.

Esse problema crônico do transporte coletivo de Manaus não está só na área de periferia. Os moradores de áreas mais nobres, como a Ponta Negra, na zona Oeste, também têm de esperar mais de uma hora na parada por um ônibus da linha 120.

Se optar pela 651, que passa pela Cachoeirinha, na zona Sul, o tempo informado no “Cadê Meu Ônibus?” era de 54 minutos nesta tarde.

A modernidade também mostrou outra face do descontrole que é o sistema de distribuição de ônibus. Enquanto uns esperam mais de uma hora por seu coletivo, em outros há ônibus rodando um próximo do outro. Na zona Norte, dois casos detectados: linhas 422/Canaranas (intervalo de sete minutos entre ônibus no Parque das Laranjeiras) e 418/Ceasa, que chegou a passar de três veículos em comboio nas paradas, e depois abria-se longa espera.

Nas linhas verificadas, bom intervalo só na linha 625 (conjunto Nova República – Centro, via Educandos). Intervalo de 20 minutos entre os ônibus.

Para o estudante Alan Oliveira, de 22 anos, a vida na prática é muito pior do que a realidade mostrada no virtual. “Eu faço faculdade no Centro e moro no Educandos (zona Sul). De onde moro não é longe para a faculdade, mas nem adianta porque o ônibus demora uma vida”, afirmou.

 

O app

O aplicativo foi lançado pela Prefeitura de Manaus, mas foi desenvolvido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), que também controla os dados sobre a bilhetagem e gerencia sozinho todo o sistema, apesar da prefeitura ser o poder concedente.

 

Fotos: BNC