Amazonino se emociona com homenagem a Tarcila

Israel Conte
Publicado em: 19/12/2018 às 13:19 | Atualizado em: 19/12/2018 às 17:03
por Israel Conte, da redação
O governador Amazonino Mendes (PDT) foi às lágrimas ao inaugurar o auditório da Escola Governar com o nome de sua esposa, Tarcila Mendes, falecida em 2015.
A solenidade fez parte do evento que apresentou o programa “Amazonas 2040: Gestão e Inovação para o Estado do Amazonas”.
Ao BNC, o governador disse que foi uma “surpresa” a homenagem realizada nesta sexta-feira, dia 19, na sede da Secretaria de Estado de Administração (SEAD) que contou com a presença de filhos, netos e amigos.
Futuro no presente
Em seu discurso, o governador falou que o “Amazonas 2040” é um projeto desenvolvido em seu curto mandato, mas que planeja o futuro em diversas áreas e deixa para o Estado “um rumo, um caminho de governança”.
“Não é comum nos depararmos com isso. As nossas administrações públicas brasileiras são muito focadas na improvisação e nos ditames das circunstâncias”, disse o governador a 11 dias de deixar o seu quarto mandato.
Amazonino também disse esperar que o governador eleito Wilson Lima (PSC) continue o projeto.
“Eu espero que este instrumento [o programa] seja útil ao próximo governo. E a gente se refere porque os governos são simplesmente impessoais. Cada governo que se sucede é uma manifestação do povo. Então dentro desse espírito, deveremos ter o patriotismo, a boa intenção, a disposição sempre de agourar o que há melhor”, pontuou.
Comoção
Em seguida, visivelmente comovido, Amazonino pediu permissão para se reportar à sua “inesquecível Tarcila”.
Lembrou da inspiração que ela lhe trazia sobre História Clássica quando ainda eram jovens.
“Apaixonada pela cultura helênica, grega. Poeta na alma, no espírito, no sentimento. Uma mulher ousada, inteligente e abençoada pela natureza por uma beleza inexcedível. Como primeira-dama era um exemplo de humildade.”.
Ao citar os filhos Armando, Cristina e Lívia que ouviam atentamente o pai, como um legado do amor entre eles, Amazonino disse que a partida da esposa deixou um “vácuo brutal” em sua alma.
Após uma pausa, Amazonino se recompôs e finalizou: “eu te amo muito, Tarcila”.
Foi aplaudido efusivamente.
Confira o discurso emocionado de Amazonino que começa no minuto 34 da transmissão abaixo.
Foto: BNC