ALE aprova, sem voto contra, Josué Neto para conselheiro do TCE-AM

Deputados da Assembleia Legislativa aprovaram indicação do atual presidente para conselheiro do TCE horas depois do pedido de aposentadoria do pai Josué Filho

Josué Neto Empresa ligada a Josué faturou mais de R$ 1 milhão da Eneva

Aguinaldo Rodrigues, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 16/12/2020 às 15:32 | Atualizado em: 16/12/2020 às 15:32

O deputado estadual Josué Neto (Patriota), que está nos últimos dias como presidente da Assembleia Legislativa (ALE-AM), foi aprovado nesta quarta (16) por seus pares para compor o pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).

A aprovação foi por unanimidade, portanto, sem contestação quanto à indicação do poder Legislativo. A vaga é uma das duas que cabem à ALE na corte de contas.

Dessa maneira, Josué Neto poderá herdar vitaliciamente a cadeira do pai, Josué Filho, a partir de 5 de abril de 2021. Além disso, também o salário mensal de mais de R$ 30 mil.

A decisão do plenário da ALE aconteceu, então, poucas horas depois de Josué Filho pedir, antecipadamente, sua aposentadoria compulsória.

O projeto de decreto legislativo que referendou a indicação recebeu parecer favorável de comissão especial. O relator foi Roberto Cidade (PV), o futuro presidente da ALE, conforme eleição do último dia 3.

 

Leia mais

Para abrir caminho a Josué Neto, pai pede aposentadoria no TCE-AM

 

Ida de Josué para o TCE-AM tira Tony Medeiros de vice de Bi Garcia

 

Autonomia e independência

Ao felicitar Josué Neto pela indicação, o deputado Sinésio Campos (PT) destacou que a ALE, assim, exerce seu direito ao assento na corte de contas. Além do Legislativo, têm direito a vagas no TCE o Governo do Estado, o Ministério Público de Contas e os auditores.

Conforme o deputado Serafim Corrêa (PSB), a Assembleia Legislativa reafirma com a indicação sua autonomia e independência.

 

Foto: BNC Amazonas