Fogos pipocam na noite de Manaus para homenagear traficante

Neuton Correa
Publicado em: 01/12/2017 às 22:59 | Atualizado em: 01/12/2017 às 23:21
Em Manaus, a noite de sexta, dia 1º de dezembro, foi iluminada por salvas de fogos de artifício que foram notadas em várias partes da capital, em todas as zonas.
Muitas pessoas se perguntavam do que se tratava, até começar a pipocar em redes sociais informação de que era uma ação coordenada pelo traficante José Roberto Fernandes Barbosa, o Zé Roberto da Compensa, o chefe da facção criminosa Família do Norte (FDN), para comemorar o seu aniversário de 45 anos, nesta data.
Mesmo preso em penitenciária federal fora do Amazonas, isso não impediu que Zé Roberto visse na data uma oportunidade de demonstrar força, articulação e comando e de afrontar o poder público.
A data de aniversário do traficante coincide com a do ex-chefe do cartel de Medellín, Pablo Emílio Escobar Gavíria, que viria a ser morto pelas forças de segurança da Colômbia no dia 2 de dezembro de 1993.
Em certos bairros de Manaus, como a Compensa, o berço da organização criminosa, a queima de fogos durou quase meia hora, disseram internautas em redes sociais.
Há registros de salvas iguais em vários bairros, assim como posts em redes sociais de pessoas que se dizem admiradoras do criminoso.
Fontes policiais confirmaram se tratar de uma espécie de homenagem ao chefe da maior organização criminosa e que domina o tráfico de drogas na região.
Não se tem notícia, até às 22h30, que alguém tenha sido preso. Tampouco houve manifestação oficial do sistema de segurança pública sobre o gesto, visto por muitos policiais como uma afronta.
No final de dezembro do ano passado e começo deste 2017, um confronto entre membros da FDN e da facção rival PCC (Primeiro Comando da Capital) em presídio estadual de Manaus resultou no maior massacre entre presos da história do sistema carcerário brasileiro, com um saldo de 56 detentos esquartejados, decapitados e incendiados.
A mensagem
Leia um dos posts que viralizaram em redes sociais sobre o foguetório:
Salve do jb [João Branco, outro braço forte da organização criminosa e também preso] e família FDN.CV vem comunicar a todos os irmãos de que dia 01/12 e o niver do nosso número 1 e pedir de coração que todos prestem suas homenagens mostrando a nossa diguinidade e respeito a ele ao nosso número 1 cada um pode fazer essa homenagem a um irmão,um grande homem de carácter irreversível Digno de nossas homenagens, que Deus venha lhe abençoar grandemente junto à sua família e que dias de vitórias virão e toda essa tempestade vai passa PARABÉNS ???? muitos anos de vida meu grande pai amigo e irmão número 1 vamos todos prestar nossas homenagens e soltar muitos fogos nessa data tão especial para nosso mano e para nois e fazer uma corrente positiva de boas energia para o nosso número 1 para que ele volte logo em nome de Jesus pra perto de seus familiares e de todos nois ele que tanto luta pela igualdade paz justiça e liberdade e merece tudo de bom nosso Grande Guerreiro ass. Família FDN.CV
Fotos: Divulgação/internautas