Obras do Prosamin geram empregos e promovem qualidade de vida
A intenção é absorver mão de obra local, sempre que possível e pertinente, para as intervenções que serão realizadas

Mariane Veiga, por Marcellus Campelo
Publicado em: 19/08/2022 às 13:09 | Atualizado em: 19/08/2022 às 13:17
Uma nova fase se abre com a chegada do novo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). Pela primeira vez em toda a história do programa há uma preocupação e um planejamento desenhado para que as obras proporcionem, além de melhorias que vão impactar na qualidade de vida das pessoas, oportunidade de emprego aos que vivem nas áreas de abrangência e que estão fora do mercado de trabalho.
A intenção é absorver mão de obra local, sempre que possível e pertinente, para as intervenções que serão realizadas e que envolvem saneamento, mobilidade urbana, construção de moradias, parques e praças.
O Prosamin+ tem a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As primeiras obras da nova fase do programa já estão em execução, pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), com recursos da contrapartida do Estado.
As empresas contratadas para as obras do Prosamin+ são orientadas no sentido de garantir oportunidade aos moradores das áreas de intervenção, na seleção de profissionais para ocupação de postos de trabalho. A UGPE também começou a organizar um banco de talentos, cadastrando os moradores que estão em busca de trabalho, oferecendo os currículos para as empresas e também identificando e encaminhando os que precisam de capacitação.
O banco é disponibilizado às empresas contratadas não somente para obras do Prosamin, mas para todas as que estão sob execução ou coordenação da UGPE. O banco já possui 177 currículos cadastrados e, destes, 55 postulantes foram inscritos em cursos para qualificação.
A formação do banco de talentos tem o apoio das lideranças comunitárias, imprescindíveis no processo de divulgação da iniciativa e de recrutamento das pessoas que precisam de emprego.
É um trabalho que também envolve outras parcerias dentro do próprio Governo. Uma delas é com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), responsável pelas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), para onde os currículos também estão sendo encaminhados, para cadastro de emprego e encaminhamento para contratação, quando há vaga compatível com o perfil.
Sabemos que encontrar uma vaga no mercado de trabalho não é fácil e, por isso, a UGPE tem toda uma preocupação com o tema, transformando obras em oportunidade de renda para as famílias.
Somente com as ações da UGPE já foram gerados mais de 6 mil empregos diretos e indiretos, em apenas três anos, de 2019 a 2021. A maioria, postos de trabalho na construção civil, principalmente nos canteiros de obras do Prosamin.
Desde 2019, mais de 2 mil pessoas já passaram por cursos de qualificação nas áreas gestão, administração, informática, comércio e serviços, oferecidos pela UGPE em conjunto com parceiros de sustentabilidade, como o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
Com o novo Prosamin+, a expectativa é de geração de mais 11 mil empregos diretos e indiretos nos próximos cinco anos. Com isso, o programa atinge uma parcela significativa de pessoas que muitas vezes sai da linha da pobreza para ingressar no trabalho formal, com salário no final do mês, direitos assegurados e a relativa tranquilidade de poder sustentar a família.
O autor é engenheiro civil, especialista em saneamento básico; exerce, atualmente, o cargo de coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão que gerencia as obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus e Interior (Prosamin+).
Foto: Tiago Corrêa/Secom