‘O senhor vai deixar o PPS e se filiar ao MDB?’
Lembrei desse episódio hoje, após o alvoroço da possível filiação do prefeito David Almeida (Avante) ao PL de Bolsonaro

Neuton Correa, Rosiene Carvalho*
Publicado em: 07/03/2024 às 22:56 | Atualizado em: 07/03/2024 às 22:56
Em 2006, numa das minhas primeiras pautas de rua pelo Diário do AM, meu editor, Sérgio Bartholo, pediu para eu fazer a seguinte pergunta ao então candidato à reeleição de governador Eduardo Braga: “O senhor vai deixar o PPS e se filiar ao MDB?”.
Checagem de crachá
Meu crachá foi conferido, ele projetou o corpo para cima da miúda repórter e falou meio irritado e com voz alta: “Estou no PPS. O PPS me elegeu, é o meu partido (etc e tal)”. Um mês depois, Braga se filiava ao MDB.
Eu lembrei desse episódio hoje, após o alvoroço da possível filiação do prefeito David Almeida (Avante) ao PL de Bolsonaro e a nota da prefeitura dizendo que o prefeito “está no Avante” e negando apenas ter assinado ficha de filiação no PL.
Nem vou me alongar comparando a avaliação de Braga em 2006 e de David em 2024. No caso de David, é útil e necessário neutralizar a chapa bolsonarista puro sangue Alberto Neto/Coronel Menezes.
Se vai filiar ou não, é esperar mais uns dias. O de hoje fez bem para David Almeida. A informação que remendou sem desmentir foi o assunto principal no contexto da disputa eleitoral e o valorizou após seguidas depreciações de imagem que ele mesmo promove.
Aparece conversando com seis partidos depois da imagem de isolamento na reunião do CAS, na Suframa. E calou os adversários bolsonaristas.
Cereja do bolo
David conversou com partidos de direita – como ele – e ainda desfilou no aeroporto com o principal interlocutor do governo Lula no Amazonas, o senador Omar Aziz.
Minhas fontes dizem que o telefone do prefeito não parou hoje e nem o sorriso no rosto.
*A autora é jornalista
Arte: Gilmal