ZFM se beneficia de acordo com Apex para rotas de Manta e Chankay
Ministra Simone Tebet vê acordo favorável à promoção de rotas de integração e fortalecimento do comércio.

Adrissia Pinheiro, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 29/10/2024 às 18:16 | Atualizado em: 29/10/2024 às 18:23
A Zona Franca de Manaus (ZFM) recebe novo impulso com o acordo que o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) e a ApexBrasil firmaram durante o 7º Fórum Brasil de Investimentos.
Por meio dessa parceria, formalizada em um Memorando de Entendimento, o governo busca fortalecer a integração sul-americana e estimular o uso das rotas comerciais, ampliando o alcance dos produtos da ZFM e incentivando a infraestrutura física e digital na região.
Além disso, o memorando prevê a criação de cinco rotas de conexão entre cidades brasileiras e portos estratégicos na América do Sul, como Chancay, no Peru, e Antofagasta, no Chile.
“Nós temos condições de inaugurar uma perna de cada uma dessas cinco rotas até o final do mandato do presidente Lula, porque todas as obras necessárias já estão no PAC e não vão ter impacto fiscal. Elas já estão dentro do orçamento”, afirmou Simone Tebet.
Esses projetos, que fazem parte do Novo PAC, contam com um financiamento de US$ 3 bilhões do BNDES e US$ 7 bilhões de bancos regionais de desenvolvimento, com o objetivo de reduzir custos e tempo de transporte, beneficiando diretamente o escoamento da produção da Zona Franca de Manaus.
Além do foco no comércio, o acordo assume também um compromisso com o desenvolvimento social, promovendo a igualdade de gênero e o empoderamento feminino nas áreas de integração.
Por fim, a ministra Simone Tebet destacou que os primeiros trechos das rotas devem ser inaugurados até o fim do mandato, incluindo a Rota 2, que poderá estar operando para a COP30, em Belém, em 2025.
Com informações do Gov.br.
Foto: divulgação