ZFM e reforma tributária não escapam do debate a prefeito de Manaus

Os temas apareceram no debate de TV como acusação sobre o voto do deputado federal

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 09/10/2024 às 20:09 | Atualizado em: 09/10/2024 às 22:21

Ao ser acusado pelo adversário Alberto Neto (PL) de estar muito à vontade com o governo de Lula da Silva e o apoio dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), o prefeito David Almeida (Avante) reagiu desenterrando o voto do deputado federal no caso da reforma tributária, contra os interesses da Zona Franca de Manaus (ZFM).

“Alberto, você me dá uma oportunidade de fazer voltar a verdade na reforma tributária. Você foi o único deputado federal [do Amazonas] que votou contra a zona franca”.

Afirmou mais:

“Eu vou olhar aqui pra câmara, para vocês, 127 mil trabalhadores. Esse deputado estadual [sic] que quer ser prefeito de Manaus votou contra o seu trabalho. Esse deputado que está aqui criou o projeto de lei número 13, que aumenta os incentivos fiscais e amplia para empresas fora da cidade de Manaus”.

Almeida, portanto, acusou o oponente de, além de votar contra os incentivos fiscais da ZFM na reforma tributária, ainda aprovou projeto que amplia os incentivos fiscais fora do polo industrial de Manaus.

“Ou seja, ele cria empregos fora de Manaus. Ele mandou dinheiro para São Paulo, para Brasília, para Goiânia. Mas, para Manaus, não mandou nada. Agora, no vídeo, na palavra, ele resolve tudo”, afirmou Almeida.

Em réplica, Alberto Neto disse Almeida desconhece reforma tributária.

“Eu fui o único que votei contra a reforma. Sabe por quê? Porque essa reforma era ruim para a Zona Franca de Manaus. Tanto que quando a bancada foi votar a regulamentação da reforma, todos votaram contra, com exceção do deputado Silas [Câmara], mostrando que o deputado federal estava certo”.

Voltando para Almeida, o deputado disse que tem sete leis aprovadas.

“A 13 [lei] que você diz, é verdade, tem incentivo fora da zona franca, mas também tem muito incentivo da Zona Franca de Manaus. Eu sei que você desconhece, eu vou te explicar: é um programa chamado Brasil Semicondutores. Sabe onde é que tem o maior polo de semicondutores? É aqui, na Zona Franca de Manaus, com incentivos fiscais, tributários, gerando emprego para o nosso povo”.

Leia mais

Pauderney pede reforço para liberar mercadorias da ZFM

Foto: BNC Amazonas