ZFM: Cieam e Suframa debatem sustentabilidade e inovação para COP-30

O evento reunirá especialistas e empresas para debater práticas ambientais, sociais e de governança no setor industrial da região

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 18/03/2025 às 20:26 | Atualizado em: 18/03/2025 às 20:34

O Centro da Indústria do Amazonas (Cieam) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) realizam, no dia 21 de março, a segunda edição do Fórum ESG Amazônia, com o tema “Cieam e Suframa rumo à COP-30”.

O evento, que acontecerá na sede da Suframa, em Manaus, reunirá especialistas e empresas para debater práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) no setor industrial da região.

A coordenadora da comissão Cieam de ESG, Régia Moreira, disse que um dos destaques do fórum será a apresentação de cases de empresas que já implementam os pilares do ESG.

“A ideia é introduzirmos cada vez mais esses pilares, que são tão importantes. O ESG não é apenas para as indústrias, é para todo ser humano”, afirmou.

O superintendente da ZFM, Bosco Saraiva, ressaltou a relevância do tema para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

“As práticas de ESG são fundamentais para garantir que o desenvolvimento econômico ocorra de maneira responsável e que os recursos naturais sejam preservados”, disse.

A programação contará com palestrantes renomados, como Daniel Vargas, professor da FGV, e Zilda Costa, executiva do setor elétrico.

Além das discussões, haverá uma exposição de produtos sustentáveis fabricados por empresas do polo industrial da ZFM, evidenciando a incorporação de práticas ecológicas na produção local.

Para o presidente do Cieam, Antônio Silva, o fórum reforça o compromisso do setor industrial com a sustentabilidade.

“A indústria do Amazonas tem um papel essencial na preservação da floresta e no desenvolvimento sustentável. Precisamos mostrar ao mundo que é possível produzir com responsabilidade ambiental e social”, afirmou.

O evento servirá como base para as propostas que o estado do Amazonas levará à COP-30, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro.

Leia mais

Zona Franca de Manaus põe Brasil no topo do mundo da indústria

Foto: reprodução/redes sociais