Vídeo mostra como se materializam os cantos tribais de Juruti (PA)

Autor de Utopia Cabocla, Santuário Esmeralda e Índio do Brasil produziu um curta-metragem celebrando sua trajetória e a música do Festribal

Demetrios Haidos Festribal

Neuton Correa

Publicado em: 30/12/2024 às 05:05 | Atualizado em: 30/12/2024 às 05:23

Demetrios Haidos, uma das mentes musicais mais inventivas do interior da Amazônia, lançou um vídeo novo nas redes neste domingo, 29/12.

Nele, o autor de Utopia Cabocla (Caprichoso 2007), Santuário Esmeralda (Demetrios Haidos e Geandro Pantoja – 2003) e Índio do Brasil (Demetrios Haidos e Geandro Pantoja – 2004), por exemplo, fala da música que compõe o Festribal, Festival das Tribos Indígenas de Juruti (PA).

“Do processo de criação à materialização dos cantos Tribais”, o vídeo mostra como o artista transforma pesquisa e imaginação em arte.

O trabalho incluiu entrevistas com figuras importantes que contribuíram para enriquecer a narrativa. Ouve Marcela Augusta, esposa de Demetrios; Iezén Rocha, cantor e intérprete de cantos tribais; Rilque César, artista jurutiense; Náferson Cruz, artista, jornalista, compositor e poeta; e Geandro Matos, compositor, parceiro musical.

São depoimentos que o artista considera perspectivas diversificadas da importância do trabalho de Haidos e seu impacto cultural em Juruti e na região.

Leia mais

Foto: divulgação